Questões Idade Moderna 2 - História

Gabarito no final das questões


Questão 1
Este trecho da carta de doação de terras na América do Norte a Sir Walter Raleight (1585): "(...) poderá apropriar-se de todo o solo destas terras, territórios e regiões por descobrir e possuir, assim como todas as cidades, castelos, vilas e vilarejos e demais lugares dos mesmos (...)" indica que a Coroa Inglesa:

a) desconhece completamente as terras americanas.
b) pretende formar uma sociedade de base urbana.
c) tem uma política de colonização bem definida.
d) procura afrontar o grande poder dos espanhóis.
e) objetiva cristianizar a população ameríndia.





Questão 2
Vários são os modelos de Revolução Burguesa, que ocorreram na Europa entre os séculos XVII e XIX, no entanto, elas têm como ponto comum:

a) a total ruptura dos padrões do Antigo Regime.
b) a intensa participação das camadas populares.
c) a instalação do regime republicano parlamentar.
d) o fim dos regimes monárquicos absolutistas.
e) o reconhecimento da igualdade social e civil.




Questão 3
O Absolutismo Real foi consagrado no plano teórico por alguns filósofos e pensadores, que o explicaram como necessário e justo.

Numere a coluna II pela coluna I, e depois assinale a alternativa que contém a seqüência correta:

Coluna I

( 1 ) Nicolau Maquiavel

( 2 ) Jean Bodin

( 3 ) Thomas Hobbes

( 4 ) Jacques Bossuet

Coluna II

( ) Seis livros da República

( ) O Leviatã

( ) Política resultante das Sagradas Escrituras

( ) O Príncipe



a) 2 - 3 - 1 - 4
b) 4 - 3 - 1 - 2
c) 3 - 2 - 4 - 1
d) 2 - 3 - 4 - 1
e) 2 - 4 - 1 - 3





Questão 4
O Iluminismo foi uma filosofia nascida na Inglaterra e atingiu seu maior esplendor na França, no século XVIII, tendo por representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, etc.

Uma das suas características foi a seguinte:

a) Defender os ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.
b) Ensinar que o homem não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.
c) Combater o absolutismo real e pregar o liberalismo político.
d) Pregar a censura para os espetáculos de circo e de teatro.
e) Recomendar a pena de morte como maneira de coibir a criminalidade.




Questão 5
Assinale a afirmação verdadeira sobre o Despotismo Esclarecido e seus representantes:
I - O Despotismo Esclarecido pode ser entendido como o absolutismo real em sua forma acentuada, quando a vontade e o arbítrio dos monarcas impunham a seus países governos não progressistas e cruéis repressões aos súditos.

II - O Despotismo Esclarecido encontrou grande representante em Frederico II, rei da Prússia, que aplicou o mercantilismo no plano interno e expandiu os domínios nacionais com a conquista da Silésia.

III - De modo geral, os monarcas Déspotas Esclarecidos eram influenciados pelos filósofos iluministas, principalmente por Voltaire.

IV - Pelas reformas empreendidas pelo Marquês de Pombal, pela sua atuação como ministro de D. José I, pode-se afirmar que Portugal se inseriu no Despotismo Esclarecido do século XVIII.

É verdadeira ou são:
a) I, III e IV.
b) II, III e IV.
c) apenas III e IV.
d) apenas I.
e) apenas II.




Questão 6
Assinale a opção que apresenta de maneira correta a relação entre: (i) os movimentos de resistência às medidas administrativas impostas pelos Bourbons nas colônias espanholas em fins do século XVIII; (ii) os diferentes grupos sociais envolvidos; e (iii) as idéias defendidas pelos revoltosos nessas manifestações.

a) A oposição aos excessivos tributos cobrados sobre a exportação do açúcar nas colônias do Caribe espanhol _ particularmente em Cuba _ reuniu plantadores e comerciantes, artesãos e assalariados em revoltas urbanas com vistas à independência e à constituição de governos republicanos na região.
b) No Vice-reino da Nova Espanha, a oposição à cobrança da alcabala - o imposto sobre a venda de mercadorias _ aos índios e mestiços traduziu-se em inúmeros levantes indígenas; possuidora de forte cunho religioso, essa oposição culminaria na famosa revolta do Padre Hidalgo.
c) No Vice-reino do Peru, Túpac Amaru liderou a oposição às autoridades locais, pregando o fim da prática do repartimiento, da cobrança alcabala e da mita, mas se mantendo fiel ao Rei da Espanha. Trabalhadores índios e mestiços, mineiros e artesãos lhe deram apoio em diferentes momentos da revolta.
d) No Vice-reino de Nova Granada, a revolta dos chamados Comuneros caracterizou-se pela oposição ao aumento na alcabala e aos novos impostos. Com o brado de "viva o Rei e morra o mau governo", líderes criollos reuniram uma multidão de camponeses índios, mestiços e escravos contra o vice-rei.
e) No Vice-reino do Prata, a conjuração em Buenos Aires manifestou desde cedo a intenção de ruptura com os laços coloniais, reunindo membros da elite de comerciantes e mineiros e excluindo mulatos e negros livres ligados ao artesanato e ao pequeno comércio urbano.




Questão 7
Na Idade Moderna, o Absolutismo monárquico foi característico da Europa. Para fortalecer o próprio poder real, os monarcas europeus

a) opuseram-se aos privilégios da burguesia, apoiando os empresários capitalistas em sua luta contra as corporações de artesãos.
b) diminuíram o poder da nobreza, que passou a depender economicamente do rei, deste recebendo o governo das províncias e postos de comando no exército.
c) favoreceram os ideais econômicos da Igreja, que condenavam a usura e pregavam o "justo preço", como desejava a burguesia.
d) socorreram economicamente a decadente burguesia e defenderam o proletariado em sua luta contra os empresários capitalistas.





Questão 8
No século XVII, enquanto triunfa o absolutismo na França, a Inglaterra torna-se palco de disputas pelo poder entre a monarquia e a burguesia. Após a Revolução Gloriosa de 1688-89, assume o trono inglês Guilherme de Orange (Guilherme III), que assina a Declaração dos Direitos dos cidadãos denominada "Bill of Rights", estabelecendo

a) a monarquia constitucional.
b) a restauração do absolutismo monárquico.
c) o direito divino dos reis de governar.
d) o regime republicano de governo.
e) o retorno da Dinastia dos Tudors ao poder.





Questão 9
No século XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo colbertista e sustentava que a origem da riqueza nacional se encontrava no setor:

a) industrial.
b) comercial.
c) agrícola.
d) financeiro.
e) extrativista.





Questão 10
A natureza com suas leis,
na noite se escondia;
Deus disse: "Que Newton seja!"
e tudo ficou dia.

(Alexander Poppe)

Alexander Poppe foi um dos contemporâneos de Isaac Newton, na Inglaterra da segunda metade do século XVII. Como outros pensadores dessa época, e como tantos filósofos iluministas, no decorrer do século XVIII, Poppe exaltou o valor da obra de Newton, atribuindo para a mesma um lugar de destaque na criação de novas concepções sobre o homem, a natureza, a ciência e a verdade.

Sobre essas concepções, é correto afirmar que:

I - Promoveram a importância crescente da observação e da experimentação como etapas fundamentais do método científico.

II - Difundiram a idéia de compreender a natureza e o universo através da linguagem matemática.

III - Destacaram a convicção de que a razão humana era o principal instrumento para decodificar as leis universais que regiam o cosmos.

IV - Fundamentaram a base dos valores ateístas dos filósofos promotores da Revolução Científica do Século XVII.

Assinale:

a) se somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b) se somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) se somente as afirmativas II e IV estão corretas.
d) se somente a afirmativa III está correta.
e) se todas as afirmativas estão corretas.



Questão 11
O continente americano - o NOVO MUNDO - é um conjunto de sociedades complexas e multifacetadas. Quanto a sua formação étnico-cultural, é correto afirmar que:

a) a miscigenação inter-racial é intensa, produzindo uma sociedade racialmente democrática.
b) os cruzamentos multirraciais gestam sociedades caracterizadas por um forte traço de homogeneidade.
c) o padrão cultural do mundo ocidental-cristão, representado pelos dominadores europeus, é hegemônico.
d) a influência étnico-cultural do indígena é secundária em toda a América devido ao massacre a ele imposto.
e) a pluralidade das influências religiosas promove um clima de intolerância e conflitos étnico-religiosos.





Questão 12
Túpac Amaru - nome assumido por um líder rebelde que se chamava Condorcanqui - chefiou em 1780-1781 uma rebelião nas terras altas do Peru.

Assinale a frase que exprime características verdadeiras de tal revolta.

a) Foi uma revolução social que pretendeu instalar nos Andes uma sociedade tribal e igualitária, sem propriedade privada.
b) O movimento consistiu em uma traição aos ideais indígenas, já que o seu líder descendia parcialmente de espanhóis, estudara na Espanha e era casado com uma espanhola.
c) Trata-se de um movimento fracassado de independência do Peru, que reivindicava a restauração do Império Inca.
d) Túpac Amaru descendia de um líder inca executado pelos espanhóis no século XVI e pretendia obter para si o cargo de vice-rei do Peru.
e) O movimento sempre proclamou lealdade ao deus cristão e ao rei da Espanha, voltando-se contra os abusos dos funcionários e exigindo impostos menores, melhor sistema de justiça e economia inter-regional mais aberta.



Questão 13
A ilha de Hong Kong, foi incorporada ao Império Britânico no século XIX. Durante mais de um século os ingleses exploraram esta "jóia do Oriente", transformando-a num símbolo do capitalismo, com um PIB per capita mais forte do que o da Alemanha...

(Veja, 25 de junho de 1997).


A partir do texto acima, é correto afirmar que

a) a Inglaterra, depois da rebelião dos Taiping fez um acordo com a China para a cessão de Hong Kong.
b) a Inglaterra anexou Hong Kong, após a vitória sobre a China, na Guerra dos Boxers (1900-1901).
c) a Inglaterra anexou Hong Kong, após a assinatura do Tratado de Nanquim, em 1842.
d) a Inglaterra anexou Hong Kong, após vencer a China em 1852, tendo como causa principal o Break up da Índia.
e) a China vendeu Hong Kong em troca da manutenção de uma linha de comércio permanente entre Londres e Pequim.




Questão 14
"Três razões fazem ver que este governo é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio... A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais a conservação do Estado... A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais..."

ANDERSON, Perry. Linhagens do estado absolutista. São Paulo, Brasiliense, 1985. p. 18.

Segundo Perry Anderson, um dos maiores estudiosos do absolutismo Ocidental, este era apenas um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição social tradicional...Visando a dominação ideológica, foram criadas inúmeras teorias, cujo objetivo era justificar o poder centralizado dos reis, na formação dos Estados Modernos.

Correlacionando os principais teóricos do Absolutismo às suas idéias,
1) Thomas Hobbes e H. Grotius
( ) "o trono real não é o trono de um homem, mas do próprio Deus...".

2) Nicolau Maquiavel
( ) "o Príncipe não deve se importar com se expor à infâmia dos vícios, sem os quais seria difícil salvar o poder...".

3) Jean Bodin e Jacques Bossuet
( ) um governo deve ser forte, para que a paz e a ordem sejam mantidas, evitando assim que o homem se torne "Lobo do Próprio Homem".

A opção correta é:

a) 1, 2, 3.
b) 3, 2, 1.
c) 2, 3, 1.
d) 1, 3, 2.
e) 3, 1, 2.


Questão 15
As revoluções contra o poder absolutista dos reis atravessaram grande parte da história moderna da Europa. Houve, no entanto, diferenças entre as revoluções francesa e inglesa. Assinale a alternativa correta.

a) Na França, a oposição ao absolutismo implicou, ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, o estabelecimento de um regime republicano, mesmo que passageiro.
b) A revolução inglesa, diferentemente da francesa, reivindicou os direitos do Parlamento contra o arbítrio real, expressos por documentos escritos que remontavam à Idade Média.
c) A revolução inglesa, ao contrário da francesa, contou com o apoio popular na luta contra os reis absolutistas, desvinculando-se de disputas entre facções religiosas.
d) A luta contra o absolutismo na França distinguiu-se do processo que se desenvolveu na Inglaterra pela violência e execução do monarca absolutista.
e) A revolução francesa removeu os obstáculos impostos à economia pelo antigo regime, industrializando o país no século XVIII; na Inglaterra, ao contrário, a revolução conteve o crescimento econômico.



Gabarito:
1-a 2-d 3-d 4-c 5-b 6-c 7-b 8-a 9-c 10-b 11-c 12-a 13-c 14-b 15-b

Nenhum comentário:

Artigos Relacionados