Questão 1
Quais os fatos, entre os abaixo relacionados, que ocorreram durante o Estado Novo, no governo de Getúlio Vargas?
1 - Os partidos políticos foram extintos e a imprensa escrita e falada foi controlada pelo DIP.
2 - O plano Cohen, forjado pelo governo Vargas, justificou uma intervenção armada no próprio governo.
3 - A Semana de Arte Moderna revolucionou o mundo das Letras e das Artes Plásticas.
4 - O Governo do Brasil assinou contrato com indústrias alemães para a construção de usinas nucleares em Angra do Reis.
5 - A queima de café para controlar preços e regular a produção foi denominada de "cotas de sacrifício".
Estão corretos apenas os itens:
a) 1, 2, 3 e 4;
b) 2, 3, 4 e 5;
c) 1, 3, 4 e 5;
d) 1, 2 e 5;
e) 1, 3 e 4.
Questão 2
No governo de Prudente de Morais surge, no interior da Bahia, um movimento messiânico, entre 1894 e 1897, liderado por Antônio Conselheiro. Várias campanhas militares foram necessárias para o seu extermínio.
Assinale a alternativa correta que indica o objetivo desse movimento.
a) Antônio Conselheiro desejava unir comunidades como a de Canudos e do Caldeirão, fundando uma república.
b) A intenção do Beato era aliar-se ao Quilombo dos Palmares e formar com os quilombos uma república no interior da Bahia.
c) O objetivo de Antônio Conselheiro era chamar a atenção para problemas de ordem religiosa. Abandonando a religião católica, fundou uma seita que se assemelhava com as seitas medievais.
d) No arraial de Canudos, Antônio Conselheiro liderou milhares de jagunços, que se organizaram em uma comunidade, sem propriedade privada. Defendiam, ainda, a restauração da monarquia e esperavam a volta de D. Sebastião, rei de Portugal, morto em batalha contra os árabes.
e) Aliado do padre Ibiapina, Antônio Conselheiro fundou, com este, uma comunidade de beatos, com a intenção de apoiar a política desenvolvida pelo padre Cícero, no Ceará.
Questão 3
RESPONDA A QUESTÃO SEGUINTE COM BASE NO ESQUEMA ABAIXO.
Refere-se à história das mulheres no período republicano brasileiro (1889-1998):
I. O fim das formas de opressão e de dominação masculinas pode ser percebido na divisão de tarefas domésticas e criação dos filhos.
II. O crescimento da autonomia feminina teve como ponto de partida a entrada da mulher no mercado de trabalho, desde o início da República.
III. A conquista do direito ao voto, na década de 30, foi seguida da ampliação de sua participação política nos anos 80 e 90.
a) se apenas o item I estiver correto.
b) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
c) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
d) se apenas os itens II e III estiverem corretos.
e) se todos os itens estiverem corretos.
Questão 4
Os anos 1980 marcaram a "década da dívida externa" para a história dos países da América do Sul, incluindo o Brasil. Os chamados "acordos com o FMI" de fato acarretaram a adoção de uma política interna caracterizada por, exceto:
a) esmagamento do poder aquisitivo da população.
b) exigência da redução dos gastos públicos e desvalorização da moeda.
c) regimes políticos cada vez mais democráticos e de cunho social.
d) redução drástica do nível de vida e do crescimento de investimentos.
e) achatamento gradual de salário e adoção de políticas visivelmente recessivas.
Questão 5
Sobre a atual Constituição do Brasil, datada de 05 de outubro de 1988, produto de uma Assembléia Nacional Constituinte tipo "congressual", assinale a alternativa incorreta:
a) Os senadores, com mandatos de 8 anos, representam os Estados da Federação, enquanto os Deputados Federais representam o povo dos Estados.
b) Emenda Constitucional ocorrida durante o primeiro mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso permite a reeleição para cargos do Poder Executivo.
c) Transformaram-se os territórios em Estados da Federação, ficando Fernando de Noronha incorporado ao Estado de Pernambuco.
d) Como um dos remédios constitucionais, manteve o instituto do "Habeas corpus".
e) As Emendas Constitucionais são possíveis, para mudar a forma federativa do Estado, os direitos e garantias individuais e o voto direto e secreto.
Questão 6
Sobre o Movimento de Canudos, pode-se afirmar que:
a) Conselheiro erigiu em Canudos uma sociedade mais igualitária, refúgio para os desprotegidos e espoliados.
b) A criação de uma comunidade igualitária em Canudos contou com a simpatia dos grandes fazendeiros da região.
c) A Igreja se posicionou a favor de Conselheiro, pois seus ideais igualitários eram compatíveis com a doutrina do Cristianismo.
d) Conselheiro pregava contra a República, obtendo, com isso, o apoio dos monarquistas, que pretendiam o retorno de D. Pedro I.
Questão 7
A década de 20 foi marcada por modificações na vida pública do Rio Grande do Norte. José Augusto Bezerra de Medeiros assumiu a direção do Partido Republicano no Estado e foi eleito governador para o período 1924-1928.
O governo de José Augusto está relacionado com o(a)
a) fortalecimento da oposição, liderada pelo capitão José da Penha, que combatia o "voto de cabresto" e as oligarquias.
b) consolidação da oligarquia Maranhão, que, ligada à exportação do açúcar, controlava o poder desde o início da República.
c) deslocamento do eixo econômico estadual da agroindústria açucareira (Litoral) para o cultivo do algodão (Seridó).
d) adoção da "política das salvações" pelo governo federal, visando à derrubada das oligarquias regionais.
Questão 8
"Vitoriosa a revolução, abre-se uma espécie de vazio de poder por força do colapso político da burguesia do café e da incapacidade das demais fracções de classe para assumi-lo, em caráter exclusivo.(...)
Na descontinuidade de outubro-1930, o Brasil começa a trilhar enfim o caminho da maioridade política. Paradoxalmente, na mesma época em que tanto se insistia nos caminhos originais autenticamente brasileiros, para a solução dos problemas nacionais, iniciava-se o processo da efetiva constituição das classes dominadas, abriam-se os caminhos nem sempre lineares da polarização de classes e as grandes correntes ideológicas que dividem o mundo contemporâneo penetravam no país."
FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Brasiliense, 1972. p. 112-114.
O autor do texto, analisando o significado da Revolução de 1930 para a história do Brasil, defende que:
a) As diversas fracções de classe tiveram iguais oportunidades de assumir o poder, face à queda da burguesia do café.
b) Socialmente, o processo desencadeado pela Revolução veio agravar as separações entre as classes na sociedade brasileira.
c) O movimento foi vitorioso porque contou com o apoio efetivo das diversas categorias sociais, que estavam atingindo sua maturidade política.
d) Politicamente, o colapso da burguesia cafeeira abriu os caminhos para a construção de uma Pátria democrática e igualitária.
Questão 9
Sobre o período do Populismo (1945-1964), no Brasil, é correto afirmar:
a) caracterizou-se pelo estabelecimento de governos democrático-populares, independentes das pressões dos blocos liderados pelos EUA e URSS, no contexto da Guerra Fria
b) foi marcado pela consolidação do regime democrático no país, a partir do Governo Dutra, constituindo-se em experiência única na América Latina
c) caracterizou-se pela tentativa da conciliação do capital com o trabalho, enquanto política governamental, favorecendo a organização e o atrelamento dos sindicatos ao Estado
d) significou o predomínio dos civis na vida política brasileira, ainda que com a reclusão parcial dos militares aos quartéis
e) representou época marcada pela instabilidade política da República, com a deposição sucessiva de presidentes civis, entre os quais JK, Jânio e Jango
Questão 10
Sobre a vida constitucional brasileira, pode-se afirmar que
a) a Constituição de 1946, embora liberal, continha dispositivos que permitiam colocar partidos políticos na ilegalidade.
b) a Carta Constitucional em vigência aborda apenas grandes temas, sem especificar detalhes da legislação social.
c) o Brasil republicano já assistiu à edição de 5 cartas constitucionais, todas elas de cunho eminentemente liberal.
d) a tradição da reforma, e não da mudança, em nossas constituições, tem garantido o aperfeiçoamento da vida jurídico-política do País.
Questão 11
"Nós pensamos que fosse um mendigo..."
Essa frase foi atribuída aos adolescentes que, em Brasília, queimaram vivo o índio Galdino, que dormia em um abrigo de ônibus.
Esse fato, ocorrido em 1997, pode ser associado
a) ao conflito interétnico que tem caracterizado a luta pela posse e distribuição das terras das reservas indígenas.
b) à política de eliminação das diferenças e das desigualdades sociais, através do extermínio dos pobres.
c) ao surgimento de grupos organizados de extrema direita que vêem os índios e os pobres como responsáveis pela crise do desemprego.
d) ao descaso e à violência com que as minorias e os pobres têm sido historicamente tratados no Brasil.
Questão 12
"Durante a greve dos padeiros em 1934, [no Rio de Janeiro,] um memorial levado ao ministro do Trabalho pelos representantes da União dos Empregados em Padarias reivindicava a aplicação das seguintes convenções:
1o - Assinatura de contratos coletivos de trabalho para a mais exata observância da lei de 8 horas de trabalho (...);
2o - Concessão de férias dentro do corrente ano (...);
(...)
6o - Observância rigorosa da lei sobre o trabalho dos menores; (...)"
[Correio da Manhã, 04/09/34, p.5]
É correto afirmar que a ação dos padeiros, durante a greve de 1934, expressava:
a) reivindicações históricas do movimento operário desde o início do século, que, até a data da greve acima mencionada, foram completamente desconsideradas pelo Estado brasileiro.
b) o seu interesse em assegurar os direitos recém-adquiridos pelos trabalhadores urbanos brasileiros, através da legislação social promulgada pelo governo Vargas no início dos anos 30.
c) a importância assumida pelo trabalho infantil nos serviços urbanos na década de 30, especialmente quando trabalhavam acompanhados de seus pais, como era o caso nas padarias.
d) a emergência dos comunistas como liderança do movimento sindical, implementando a tática de greves reivindicativas de direitos sociais, caracterizando, simultaneamente, a perda de importância dos anarquistas e dos socialistas.
e) a predominância dos trabalhadores do setor de comércio, em detrimento dos trabalhadores fabris, na organização e ativação das lutas sindicais dos anos 30 e de sua permanência até os anos 50.
Questão 13
O Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia) foi uma tentativa de planificação estatal da economia no governo Dutra. Pode-se afirmar que um dos fatores que condicionaram o relativo fracasso do plano foi a política econômica inicialmente adotada por aquele governo, a qual determinou
a) a elevação drástica das taxas inflacionárias, devido aos aumentos reais concedidos ao salário mínimo.
b) uma forte recessão, devido aos termos ortodoxos do acordo então firmado com o FMI.
c) graves dificuldades no setor exportador, devido à elevação de taxas protecionistas condenadas formalmente pelo GATT.
d) falhas no abastecimento interno de insumos industriais, devido ao cancelamento unilateral de acordos comerciais com os Estados Unidos.
e) o esgotamento das divisas internacionais do país, devido à abertura então praticada no setor das importações.
Questão 14
A Constituição brasileira de 1824, que estabelecia caráter autoritário para o imperador, ficou caracterizada pelo(a)
a) estabelecimento do "voto universal" e aberto para os homens, excluindo porém, os mendigos, os padres e os menores de 21 anos.
b) limitação da autonomia jurídica nos estados e responsabilidade do governo central na elaboração dos Códigos Civil e Penal.
c) extinção do Poder Legislativo e subordinação do Poder Judiciário, cujas funções passaram ao Executivo.
d) proibição do voto para mulheres, analfabetos e soldados, além da adoção dos cargos vitalícios para Deputados e Senadores.
e) imposição do Poder Moderador e do voto censitário, permitindo que votassem apenas os eleitores com renda anual superior a cem mil réis.
Questão 15
Leia, com atenção, o texto abaixo:
"O Brasil já conviveu melhor. Monteiro Lobato denunciava a passividade do Jeca tatu. Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, tomou emprestada uma expressão do escritor Ribeiro Couto para definir o brasileiro como o ‘homem colonial’. A conversa do país não violento, da ‘índole pacífica do nosso povo’ da perfeita convivência entre as raças, tudo isso continha muita mentira, mas também um pouco de verdade na medida em que o Brasil se banhava no doce conformismo dos países atrasados." (Ensaio. O Brasil já não está preparado para ser desigual. Revista Veja, 28 ago. 1996, p. 125)
Partindo das considerações, acima apresentadas, a respeito das relações sociais no Brasil ao longo de sua História, é correto afirmar que:
a) a cordialidade do Brasil Colonial devia-se ao congraçamento de classes, em virtude da influência da Igreja católica;
b) a História Brasileira é considerada incruenta, pois os conflitos étnicos e as lutas armadas permanecem ausentes em nosso país;
c) a desigualdade social e os confrontos entre pobres e ricos tiveram seu início com o desenvolvimento da indústria brasileira;
d) a partir da redemocratização, com o Governo Tancredo Neves, aboliram-se os conflitos étnico-culturais no Brasil;
e) a desigualdade social, que outrora se apresentava de forma mascarada, hoje se manifesta com maior visibilidade.
Questão 16
Não nos enganemos. Somos governados por uma minoria que, proprietária das fazendas e latifúndios, senhora dos meios de produção e apoiada nos imperialismos estrangeiros que nos exploram e nos dividem, só será dominada pela verdadeira insurreição generalizada, pelo levantamento consciente das mais vastas massas das nossas populações dos sertões e das cidades (...). (Luís Carlos Prestes. Manifesto de Maio - 1930. Citado por CARONE, Edgar. O tenentismo. São Paulo, Difel, 1975.)
As palavras de Luís Carlos Prestes referem-se ao movimento que ficou conhecido como Revolução de 1930 e tinha o seguinte significado:
a) movimento amplo de caráter militar, aliando tenentes e povo contra o domínio oligárquico
b) cisão na República do "café-com-leite", levando à união entre as oligarquias paulista e gaúcha
c) ruptura parcial dos interesses oligárquicos, acarretando o fim da hegemonia política dos cafeicultores
d) vitória dos interesses da burguesia industrial, apoiando o exército na luta contra os interesses oligárquicos
Gabarito:
1-d 2-d 3-d 4-c 5-e 6-a 7-c 8-b 9-c 10-a 11-d 12-b 13-e 14-e 15-e 16-c
Marcadores: Exercícios, História
Nenhum comentário:
Postar um comentário