Gabarito no final das questões.
Lista de exercícios Embriologia - Biologia
Questão 1
(UNESP) Considere os esquemas, numerados de 1 a 6, que mostram os diferentes
estágios que ocorrem durante o processo de clivagem. Observe que eles não estão
na seqüência correta de acontecimentos.
Em qual alternativa o desenvolvimento embrionário está em ordem seqüencial totalmente correta?
a) 3 - 6 - 1 - 4 - 5 - 2.
b) 5 - 3 - 1 - 4 - 6 - 2.
c) 3 - 5 - 2 - 1 - 6 - 4.
d) 1 - 3 - 5 - 6 - 4 - 2.
e) 3 - 1 - 5 - 2 - 6 - 4.
Questão 2 (PUC-MG) A figura abaixo representa um embrião de cação:
A estrutura acoplada à parte ventral do embrião compreende:
a) a placenta.
b) o saco amniótico.
c) as vilosidades coriônicas.
d) o alantocório.
e) o saco vitelínico.
Questão 3 (PUC-MG) Notocorda é (são):
a) um termo sinônimo para tubo neural.
b) um eixo esquelético dorsal.
c) fendas existentes na faringe de cordados inferiores.
d) uma porção superior do arco branquial.
e) uma base de articulação da mandíbula.
Questão 4 (UFPB) O desenvolvimento de órgãos e sistemas integrados, bem como o aparecimento de cavidades corporais que permitem a circulação de fluidos contendo nutrientes e gases respiratórios entre as células constituem etapas da evolução animal que podem ser atribuídas
a) à presença de ectoderme e endoderme.
b) à formação da cavidade celomática entre a mesoderme e a endoderme.
c) ao aparecimento da mesoderme e à formação do celoma.
d) apenas ao aparecimento da mesoderme.
e) ao crescimento da mesoderme entre a ectoderme e a endoderme.
Questão 5 (PUC-RS) Num texto sobre embriologia de vertebrados, o tipo de blástula estudado é referido como blastocisto.
Isso indica que o texto em questão refere-se à blástula que aparece em
a) aves.
b) peixes.
c) anfíbios.
d) mamíferos.
e) répteis.
Questão 6 (PUC-PR) O desenvolvimento embrionário nos vertebrados leva à formação, em determinado estágio, de certas estruturas que não farão parte do futuro animal. Tais estruturas, os anexos embrionários, desempenham funções variadas. A seu respeito, poderíamos afirmar:
I - O saco vitelino, ligado ao tubo digestivo do embrião, tem função de absorção do material nutritivo (vitelo); é formado pela endoderme e pela ectoderme; pode ser encontrado somente nas aves e mamíferos.
II - O alantóide, ligado ao intestino posterior do embrião, envolve e protege o embrião contra dessecação e choques mecânicos (pois sua cavidade é cheia de líquido); é formado pela endoderme e pela mesoderme visceral; pode ser encontrado em répteis, aves e mamíferos.
III - O âmnio, formado pela ectoderme e pela mesoderme parietal, tem como principal função acumular os produtos de excreção produzidos pelo embrião; pode ser encontrado em peixes, répteis, aves e mamíferos.
IV - O cório, formado pela endoderme e pela mesoderme parietal, envolve e protege todo o conjunto (embrião e demais anexos); nos peixes e mamíferos, o cório funde-se ao alantóide formando o alantocório, extremamente vascularizado, o que permite trocas gasosas e a retirada de sais de cálcio da casca do ovo.
V - A placenta é um órgão formado por tecidos do cório e do alantóide reunidos a porções do revestimento interno do útero. Produz hormônios e permite a ocorrência de trocas de nutrientes e gases respiratórios entre o embrião e o organismo materno. Só é encontrada nos mamíferos.
Está ou estão corretas:
a) Apenas V.
b) I, II, III, IV e V.
c) Apenas IV.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e V.
Questão 7 (PUC-RS) A maioria dos peixes ósseos está constituída por espécies ovíparas; há, porém, algumas espécies nas quais os ovos eclodem dentro do corpo do animal.
Estas últimas espécies são denominadas
a) ovovivíparas.
b) larvíparas.
c) vivíparas.
d) heterovíparas.
e) homovíparas.
Questão 8 (UFPB) Animais, cujos ovos apresentam segmentação meroblástica discoidal e são ricos em vitelo distribuído no pólo vegetativo, podem ser exemplificados por:
a) estrelas-do-mar ou vacas. .
b) vacas ou rãs.
c) rãs ou tartarugas.
d) tartarugas ou galinhas
e) galinhas ou estrelas-do-mar.
Questão 9 (UFRRJ) O esquema abaixo ilustra o processo de segmentação e clivagem em
AMABIS e MARTHO. Curso Básico de Biologia. 1985.
a) mamíferos.
b) anfíbios.
c) anfioxo.
d) aves.
e) reptéis.
Questão 10 (UFSCAR) Observe o corte de um embrião, a seguir esquematizado.
Os números 1, 2 e 3 representam, respectivamente,
a) o arquêntero, o celoma, o tubo neural.
b) o arquêntero, a mórula, o tubo neural.
c) a mórula, a blástula, a notocorda.
d) o arquêntero, o celoma, a notocorda.
e) o celoma, o arquêntero, a notocorda.
Gabarito:
1-c 2-e 3-b 4-c 5-d 6-a 7-a 8-d 9-b 10-d
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