Questões Antigo Regime e Iluminismo - História

1 – [O individuo], orientando sua atividade de tal maneira que sue produção possa ser da maior valor, visa apenas o seu próprio ganho e, neste, como em muitos outros casos é levado como que por uma mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções. (...) Ao perseguir seus próprios interesses, o individuo muitas vezes promove e interesse da sociedade muito mais eficazmente do que quando tencione realmente promovê-lo. (SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Abril Cultural, I 953, p.379-50,)
Sobre o liberalismo, considere as seguintes afirmativas:
I - O liberalismo econômico, cujos principios, como o Livre comércio, a propriedade privada e a lei de mercado, favoreceram o desenvolvimento do capitalismo, teve em Adam Smith um de seus principais fundadores.
II - A sistematização das análises econômicas no livro História da riqueza das nações contribuiu pera a definição da economia como ciência.
III - No trecho acima, Adam Smith denunciou os males do individualismo e do egoismo econômico.
V IV - A “mão Invisivei” citada por Adam Smith é uma metáfora que pode ser substituida pela definição liberal de mercado.
Assinale a alternativa correta.

a),apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b)apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
c) apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
d) apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
e) todas as afirmativas são verdadeiras.


2-Na sua obra clássica, publicada em 1776, “A Riqueza das Neçôes”, o escocês Adam Smith descrevia o funcionamento de uma formada produção de alfinetes: “um homem puxa o arame, o outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto o afia, um quinto o esmerilha na outra extremidade para a colocação da cabeça; para se fabricar a cabeça são necessárias duas ou três operações distintas; a colocação da cabeça é muito interessante, ao polimento final dos alfinetes também; até a sua colocação no papel constitui, em si mesma, uma atividade.,,’
Smith dizia que 10 homens, dividindo o trabalho, produziam ao fim de um dia 48 mil alfinetes. Se a produção fosse artesanal, um homem produziria apenas 20 alfinetes por dia e os dez homens juntos somente 200 alfinetes.
Com base nas informações acima, assinale e alternativa que responde corretamente às questões abaixo.
Que forma histórica do trabalho está sendo descrita por Smith? Quais as principais conseqüências econômicas dessa nova formada produção, defendida por Smith como real avanço para a sociedade?

a)divisão manufatureira do trabalho - o aumento da produção e a liberdade de comércio
b) produção artesanal - a industrialização e a liberdade de comércio
c) a divisão manufatureira do trabalho - o aumento da produção e o monopólio do comércio
d) a produção artesanal - o aumento da produção e a liberdade de comércio
e) a cooperação fabril - a industrialização e o monopólio do comércio


3 - Dentre as características do iluminismo, filosofia que alcançou sua maxima consagração na França do século XVIII, NÃO está presente
a) O combate ao absolutismo real, não necessariamente à monarquia.
b) A defesa do liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na economia.
c) A defesa da pena de morte como formada controle da criminalidade.
d) O ensino de que o homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a fé.
e) A crença num Deus que pode ser alcançado pela razão, numa espécie de religião natural, dispensando dogmas e sacerdócio: o deísmo.


4 - A revolução intelectual do século XVII teve como um de seus mentores René Descartes. Sobre as concepções cartesianas de Descartes, é correto afirmar:
1) o método cartesiano foi o instrumento matemático da dedução pura: consistia em partir de verdades simples,
como na geometria, e chegar às conclusões particulares;
2) o novo racionalismo e o mecanicismo propostos em suas doutrinas repudiavam as oríentações teológicas do passado;
3) afirmando ser a metafísica a prova racional da existência de Deus, rejeitou a revelação como fonte da verdade; a razão passou a ser considerada como um único manancial de conhecimento;
4) o mundo físico para Descartes é um só. Do seu plano mecanicísta geral não excluia nem mesmo o organismo dos animais e dos homens;
5) “Penso, logo existo” é um axioma encontrado por Descartes para expressar o seu método matemático da dedução pura.
Estão corretas:

a)1 e 2 apenas b)2 e 3 apenas c)4 e 5 apenas d)1 e 5 apenas e)1,2,3,4 e 5


5- Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram diversas transformações culturais na Europa ocidental. Assinale a seguir a opção que identifica corretamente uma dessas transformações.

a)o desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo no naturalismo.
b) o movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu.
c) a Contra-Reforma, expressa no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque humanista, que extinguiu os Tribunais da Santa Inquisição.
d) o Iluminismo, no século XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absoluto.
e) o Liberalismo econômico, na segunda metade do século XVIII, criticava o sistema colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da sociedade.


6 - As grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas idéias dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos destacar a que:

a) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse em anarquismo.
b) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade.
c) visou defender a tese de que apenas a federalização política é compatível com a democracia orgânica.
d) mostrou que, sem centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social.
e) procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolverá a partir de minucioso planejamento econômico.



7 Leia o texto,
Se existem ateus, a quem devemos culpar senão os tiranos mercenários das almas que, provocando em nós a nossa revolta, contra as suas velhacarias e hipocrisias, levam alguns espíritos fracos a negarem o Deus que esses monstros desonram? Quantas e quantas vezes essas sanguessugas do povo não levaram os cidadãos oprimidos a revoltarem-se contra o seu próprio rei? Esse texto é de autoria de:

a) Descartes, no DISCURSO DO MÉTODO, em que apontava a fé como um empecilho ao conhecimento.
b) Erasmo de Roterdã que, em O ELOGIO DA LOUCURA, condena a leviandade com que o clero conduz os assuntos sagrados.
c) John Locke, em O SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO CIVIL, em que defendeu o direito à rebelião contra um governo tirânico.
d) Splnoza que, em sua obra TRACTUS THEOLOG1CO-POLITICUS, investe contra a intolerância religiosa e apregoa o livre pensamento.
e) Voltaire, que faz do seu DICIONARIO FILOSÓFICO um libelo anticlerical com fortes críticas à conduta dos sacerdotes.


8 - Sobra o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que:

a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo por característica a utilização dos princípios iluminismo.
b) foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
c) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.
d) foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias européias reformarem estruturalmente seus Estados.
e) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.


9- Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento de
Montesquieu:

a) (...) á preciso (...) encontrar uma formada associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, ‘.de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão livre quanto antes.
b) uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder.
c) O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático.
d) A única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-ios contra a invasão e danos infligidos, uns contra os outros (...) consiste em conferir todo o poder e forças um só homem.


10- Os filósofos iluministas do século XVIII tinham o desejo de libertar o espírito humano do peso da barbárie que o obscurecia e de guia-lo para as luzes da razão. A respeito de suas ideias , é INCORRETO :

a)criticavam a influência da igreja católica sobre a sociedade nos campos da educação e cultura e da politica
b)queriam a limitação do poder real e o fim do direito divino dos reis .
c)defendiam a não intervenção do Estado no campo ecônomico.
d)incentivavam a formação de companhias reias de navegação e comércio para explorar as potencialidades do comércio colonial.
e)desejavam o fim da desigualdade de direitos e deveres entre os indíviduos.

Gabarito:

1)B 2)A 3)D 4)E 5)A 6)B 7)E 8)C 9)B 10)D

O gabarito já foi alterado

21 comentários:

Anônimo disse...

10 é B??? Tem certeza?

Keilinha disse...

ESSES EXERCICIOS SAO DEMAIS

Unknown disse...

cho q a 10 ñ é a b.

Domi disse...

Acho q vcs deveriam revisar o texto das questões antes de postá-las... Tem bastantes erros q podem confundir na hora da resolução... E quanto a questão 10 tenho dúvidas se o gabarito está correto...

Anônimo disse...

Eu tenho a absoluta certeza de que a décima questão não é letra B ;l

Anônimo disse...

A 10 eh letra D...nao B!!!!

Anônimo disse...

a 10 é letra D. Os iluministas criticavam a intervencção do estado na economia. Portanto, a criação de companhias pelo estado não é algo defendido pelos iluministas.

Pinku disse...

a final é ou ñ b a 10

domtadeo disse...

10 = D

Anônimo disse...

Essa questao nao tem resposta incorreta. Se caisse num concurso, seria anulada com certeza...

Anônimo disse...

não seria a "c" ?!

Unknown disse...

a questao 10 nao é (B)a alternativa correta é a letra(D)

Taís Numeriano disse...

eu acho que a 10ª questão é letras "D" e não a letras "B"..

Anônimo disse...

Também acho que não é a B e sim a D

VestiWeb disse...

O gabarito da questão 10 já foi alterado para letra D

Unknown disse...

também acho que a questão 10 não é a b e sim a d.

Anônimo disse...

Galera a questão 10 é a letra D mesmo não há nada de errado na questão!Simplesmente porque o Voltaier (UM DOS PRINCIPAIS FILÓSOFOS ILUMINISTAS) já se dizia que contra o pácto colonial, porque o pácto colonial restringe e obriga a colônia a estabelecer relações comerciais(comprar e vender produtos) apenas com a metrópole, o que contradiz a dinâmica do liberalismo econômico que defende o livre comércio sem restrições.

Cíntia Clara disse...

alguém sabe me explicar pq a 8 é a letra "C"?
ps: adoreeeeeeeeei as perguntas, consegui responder todas menos a 8 , e serviu bem pro meu trabalho de escola!

Anônimo disse...

por que a questao 8 é letra C??

Anônimo disse...

O 8 é letra C pois nem todos aderiram
ao despotismo esclarecido,como a Inglaterra !

Anônimo disse...

A questão 10 pede a resposta incorreta com relação as ideias iluministas, no entanto a letra D não está de acordo com os ideais iluministas .

Artigos Relacionados