Gabarito no final das questões.
Lista de 7 exercícios Função da Linguagem e do Que-Português
Questão 1
(UNI-RIO) A eclosão do apelo, vai-se construindo por meio de uma função da linguagem nele predominante e que se denomina função:
a) poética.
b) fática.
c) apelativa.
d) emotiva.
e) referencial.
Questão 2 (UCSAL) TEXTO
Quando saí de casa, o velho José Paulino me disse:
Não vá perder o seu tempo. Estude, que não se arrepende.
Eu não sabia nada. Levava para o colégio um corpo sacudido pelas paixões de homem feito e uma alma mais velha do que o meu corpo. Aquele Sérgio, de Raul Pompéia, entrava no internato de cabelos grandes e com uma alma de anjo cheirando a virgindade. Eu não: era sabendo de tudo, era adiantado nos anos, que ia atravessar as portas do meu colégio.
Menino perdido, menino de engenho.
José Lins do Rego - Menino de Engenho, Ed. Moderna Ltda., São Paulo, 1983.
Tem-se na fala de José Paulino exemplo de função de linguagem denominada:
a) fática.
b) referencial.
c) conativa.
d) poético.
e) metalingüística.
Questão 3 (ANHEMBI) Texto I
Tenho fases
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.
Fases que vão e que vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.
E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não encontro com ninguém
(tenho fases, como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
outro desapareceu...
(Lua Adversa - Cecília Meireles)
Texto II
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
(Mãos Dadas - Carlos Drummond de Andrade)
Além da função poética, há, nos poemas "Lua Adversa" e "Mãos Dadas", a ocorrência da função da linguagem que deixa transparente as intenções do emissor. Trata-se da:
a) Função emotiva.
b) Função fática.
c) Função referencial.
d) Função metalingüística.
e) Função apelativa.
Questão 4 (UCSAL) TEXTO
Quando saí de casa, o velho José Paulino me disse:
Não vá perder o seu tempo. Estude, que não se arrepende.
Eu não sabia nada. Levava para o colégio um corpo sacudido pelas paixões de homem feito e uma alma mais velha do que o meu corpo. Aquele Sérgio, de Raul Pompéia, entrava no internato de cabelos grandes e com uma alma de anjo cheirando a virgindade. Eu não: era sabendo de tudo, era adiantado nos anos, que ia atravessar as portas do meu colégio.
Menino perdido, menino de engenho.
José Lins do Rego - Menino de Engenho, Ed. Moderna Ltda., São Paulo, 1983.
Em: "Estude, que não se arrepende", a palavra que introduz oração coordenada,
a) explicativa.
b) conclusiva.
c) causal.
d) alternativa.
e) adversativa.
Questão 5 (CESGRANRIO) A função sintática do que está correta em:
a) "... um adestramento que já não tenho" - predicativo do objeto direto.
b) "... de uma vida que se foi desenrolando" - objeto direto.
c) "... dos seres que me rodeiam" - adjunto adverbial.
d) "Mulheres de meia-idade que comprovam lãs" - aposto.
e) "... os pontos que minha pequena mão infantil executara." - objeto direto.
Questão 6 (UFPB) Considere o seguinte fragmento:
"Vou lançar a teoria do poeta sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.
(...) O poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero."
(Nova poética – Manuel Bandeira)
Tal fragmento se filia ao modernismo literário, entre outros motivos, porque
I.critica o conformismo e a insensibilidade burguesa.
II.manifesta preocupação de natureza metalingüística.
III.sugere o desprezo ao rigor formal.
IV.incorpora o preceito parnasiano do realismo na poesia.
Das afirmativas acima, estão corretas
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) I, III e IV.
Questão 7 (UFPA) Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
(MELO, João Cabral de. In: Poesias Completas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979)
No trecho
"...onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo..."
a partícula se é um elemento que
a) indetermina o sujeito
b) introduz a idéia de condicionalidade
c) entra na construção da voz passiva
d) integra uma oração a outra
e) expressa, juntamente com o verbo, ação de reciprocidade
Gabarito:
1-d 2-c 3-a 4-a 5-e 6-a 7-e
Nenhum comentário:
Postar um comentário