Dilatação Linear

É aquela em que predomina a variação em uma única dimensão, ou seja, o comprimento. Para estudarmos a dilatação linear, consideremos uma barra de comprimento inicial L i , à temperatura inicial t i .

Aumentando a temperatura da barra t f , seu comprimento passa a L f .



Em que D L = L f - L i é a variação de comprimento, isto é, a dilatação linear da barra, na variação de temperatura D t = t f - t i .

Experimentalmente, verificou-se que:

1) D L é diretamente proporcional ao comprimento inicial L i .

2) D L é diretamente proporcional à variação de temperatura D t.

3) D L depende do material que constitui a barra.

Apartir dessas relações, podemos escrever:



Em que a é uma constante característica do material que constitui a barra, denominada coeficiente da dilatação linear .



Exemplo:

Um fio de cobre tem 6 metros de comprimento a 10ºC. Determinar seu comprimento quando aquecido a 50ºC.

Resolução:

5 comentários:

BRUNO disse...

eu nao entende esse 10 e o 6 emcima como eu resolvo eu multiplico pelo numero do lado o que significa issi minder um poblema mas resolvido VLW

BRUNO disse...

eu nao entende esse 10 e o 6 emcima como eu resolvo eu multiplico pelo numero do lado o que significa issi minder um poblema mas resolvido

BRUNO disse...

eu nao entende esse 10 e o 6 emcima como eu resolvo eu multiplico pelo numero do lado o que significa issi minder um poblema mas resolvido

Anônimo disse...

Esse 10 com o 6 em cima significa que o 17 ao lado dele deverá ser divido por 1000000. É notação científica.

Biia Vieira disse...

VOCÊ NUNCA VAI "ENTENDE" NADA, SÓ DE FALAR DESSE "GEITO" --'

Artigos Relacionados