Exercicio de Interpretação de texto(1)

Leia os trechos a seguir do texto e responda as questões de 1 a 10:

O bom selvagem e a sociedade cruel
Roberto Campos


1º Parágrafo:
Uma das perguntas mais intratáveis da vida moderna é sobre se o indivíduo tem precedência sobre o ente coletivo, ou o contrário? Prevalecerá a preferência pessoal de cada um, ou a vocação altruísta de se sacrificar pelos demais? Nas sociedades primitivas, o problema era menos complicado porque a sobrevivência individual estava estreitamente ligada à do grupo. Mas por outro lado, o egoísmo grupal era implacável. Na era moderna, o indivíduo adquiriu autonomia, tornou-se cidadão votante e consumidor soberano. Os conflitos entre egoísmo e altruísmo foram complicados pelo anonimato, pela burocracia, e pelo gigantismo das sociedades. Fora do círculo íntimo da família nuclear, os laços de solidariedade tornaram-se indiretos e difusos.

01) O primeiro período do texto diz que:
a) Há dúvidas quanto a se o indivíduo proveio do ente coletivo ou se foi o contrário.
b) Não se trata de elaborar perguntas na vida moderna, pois o indivíduo tem preferência sobre o ente coletivo.
c) Há dúvidas, na vida moderna, quanto a quem é mais importante: o indivíduo ou a sociedade?
d) Há dúvidas, na vida moderna, quanto ao que surgiu antes: o indivíduo ou o ente coletivo?
e) Há dúvidas quanto à possibilidade de se sacrificar o indivíduo, para melhorar a sociedade.

02) Há erros de pontuação no primeiro parágrafo do texto. Corrigindo-os, teremos:
a) "...da vida moderna, é sobre, se o indivíduo..."; "...complicado, porque a sobrevivência..."
b) "...complicado, porque a sobrevivência..."; "...Mas, por outro lado, o egoísmo..."; "...burocracia e pelo gigantismo..."
c) "...o problema, era menos complicado..."; "...Mas, por outro lado, o egoísmo..."; "...burocracia e pelo gigantismo..."
d) "...a vocação altruísta, de se sacrificar..." ; "...complicado, porque a sobrevivência..."; "...Mas, por outro lado, o egoísmo..."
e) "...sociedades primitivas, o problema..."; "...foram complicados, pelo anonimato..."; "... Fora do círculo íntimo da família nuclear..."

03) Indique a afirmação correta em relação ao texto:
a) Era mais fácil viver na sociedade primitiva, pois todos se ajudavam mutuamente.
b) Os grupos que se formavam, na sociedade primitiva, não eram isolados uns dos outros.
c) A burocracia existente na vida moderna arrefeceu os conflitos entre o egoísmo e o altruísmo.
d) Em toda família nuclear, há laços de solidariedade.
e) A vida moderna fortaleceu os conflitos entre o individualismo e o altruísmo.

2º Parágrafo:
Mas há sempre algum altruísmo nas pessoas. Serão valores embutidos em nossa cultura por um legado religioso? Ou um impulso inato, recebido da natureza ao nascer? Sangue, e rios de tinta, ainda não responderam a essa pergunta. No século 18, J. J. Rousseau, invertendo muitos séculos da visão pessimista do homem naturalmente pecador e mau, embutida na tradição cristã, substituiu-a por uma idéia oposta: a do homem que nasce virtuoso, e degenera na sociedade. É o "bom selvagem", uma das contribuições iniciais da descoberta do Brasil ao pensamento europeu.

04) Segundo o texto, J. J. Rousseau:
a) Afirmou que o homem é naturalmente pecador e mau, mas, devido à tradição cristão, quando nasce virtuoso, degenera na sociedade.
b) É o bom selvagem que contribuiu para a descoberta do Brasil.
c) Errou, ao inverter a visão da Igreja, que sempre acreditou ser o homem virtuoso, mas degenerador da sociedade.
d) Contradisse a tradição cristã, ao afirmar que o homem nasce virtuoso, e a sociedade o corrompe.
e) Contribuiu para a descoberta do Brasil, ao afirmar que o selvagem que aqui habitava era naturalmente bom.

05) O autor do texto:
a) Afirma que as pessoas, de alguma maneira, são solidárias com as demais.
b) Explica que existe nas pessoas algum conceito que a leva a praticar atos estranhos.
c) Discute a validade de se levarem em consideração os ensinamentos da Igreja.
d) Mostra o pensamento de um ateu, que escreveu obras contra a Igreja.
e) Revela que nossa cultura tem valores embutidos por um cidadão, considerado legado religioso.

06) Considerando-se algumas palavras do texto, é errado afirmar que:
a) Altruísmo está para altruísta assim como escotismo está para escoteiro.
b) Embutidos está para embutir assim como vindo está para vir.
c) Impulso está para impelir assim como decurso está para decorrer.
d) Embutida está para imbutida assim como emigrar está para imigrar.
e) Contribuições está para contribuir assim como intuições está para intuir.

07) No texto, foram empregadas em sentido conotativo as seguintes palavras:
a) visão e pecador.
b) tradição e idéia.
c) altruísmo e valores.
d) cultura e legado.
e) sangue e rios.

3º Parágrafo:
A inversão de Rousseau teve conseqüências imprevistas. Se o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso. Tentação tanto mais irresistível quanto estava acontecendo a transição do mundo pré-industrial para os horizontes inexplorados da Revolução Industrial. Durante três séculos, a Era da Razão vinha abalando os alicerces intelectuais da cosmovisão religiosa que sustentara a grande unidade espiritual da Idade Média. E a vitória do racionalismo humanista trazia no bojo o liberalismo político e econômico.

08) A frase que altera a idéia básica do segundo período desse parágrafo é:
a) Já que o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso.
b) Uma vez que o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso.
c) Como o problema residia na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso.
d) Embora o problema residisse na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso.
e) Porquanto o problema residisse na sociedade, bastaria ao homem transformá-la para voltar ao paraíso.

09) Segundo o texto:
a) Três séculos depois de Rousseau, teve início a Idade Média.
b) O liberalismo político e econômico era uma das caraterísticas do racionalismo humanista.
c) A vitória do racionalismo humanista extinguiu o liberalismo político e econômico.
d) A Era da Razão e a Idade Média são nomes para uma mesma época.
e) O problema realmente residia na sociedade.

10) Não é certa a substituição de elementos do texto em:
a) "...bastaria ao homem transformá-la, a fim de voltar ao paraíso."
b) "...bastaria o homem transformá-la, para voltar ao paraíso."
c) "... a Era da Razão vinha abalando as bases intelectuais da cosmovisão religiosa..."
d) "...vinha abalando os alicerces intelectuais da concepção religiosa do mundo..."
e) "...E o triunfo do racionalismo humanista trazia no bojo o liberalismo político e econômico."


Gabarito

1)c
2)b
3)e
4)d
5)a
6)d
7)e
8)d
9)b
10)b

7 comentários:

Elisa disse...

Acredito que a resposta da questão 01, 1º parágrafo, é a letra d e não c (como mostra o gabarito), pois no primeiro período do texto fala em "precedência" (=antecedência)

Elisa disse...

a resposta da questão 1 é d

arthur disse...

Concordo com ambos, afinal o texto não trata da importância do indivíduo e da coletividade; mas sim da dúvida quanto ao seu surgimento.

JAQUEANE MARIA disse...

Precedência = preferência

Procedência = antecedência, origem.

Anônimo disse...

Eu também respondi D na primeira questão.. '-'

Anônimo disse...

pow proff besta muito besta eesse meu professor deixou rastros otario babaca
eu ja colei o gabarito quero meus prêmios

Frank Lucas disse...

Nossa seu blog é muito show gosto tanto dele que todos os dias faço uma visita.
Esse Blog abaixo é meu caso queira divulgar o seu nele fica a vontade.



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