Resolução PROVA IME 2008

Resolução ELITE

Matemática-Testes - Download

Física-Testes - Download

Química-Testes - Download

Matemática-Discursivas - Download

Física-Discursivas - Download

Química-Discursivas - Download

Português - Download

Inglês - Download

Prova IME 2007

Primeira Fase:

Prova Matemática - Download
Prova Química - Download
Prova Física - Download
Gabarito - Download


Segunda Fase:


Prova Física - Download
Prova Matemática - Download
Prova Química - Download
Prova Português - Download
Prova Inglês - Download

ENEM 2006

Provas:

Amarela - Download
Azul - Download
Branca - Download
Rosa - Download

Gabaritos:

Amarela - Download
Azul - Download
Branca - Download
Rosa - Download

PROVA MACKENZIE 2008

Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie divulgou a prova e o gabarito do vestibular 2008.

Informações:


PROVA DO DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2007

PROVA GRUPOS: I, IV, V e VI - Download

GABARITO GRUPOS: I, IV, V e VI - Download

PROVA DO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2007

PROVA GRUPOS: II - III - Download

GABARITO GRUPOS: II - III - Download

PROVA DO DIA 07 DE DEZEMBRO DE 2007

REDAÇÃO - LÍNGUA PORTUGUESA - INGLÊS - RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO - ATUALIDADES, TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA
Download

Gabarito - Download

PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA

Arquitetura - Download

Desenho Industrial - Downlaod

Sistema Circulatório



No ser humano, como em todos os mamíferos, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo núcleo funcional é o coração. A circulação é responsável pela disseminação de alimentos e de oxigênio e retirada dos restos formados pelas atividades celulares, esse trabalho é executo pelo sangue.


Coração:


- Tamanho: aproximadamente o tamanho de um punho fechado.
- Peso: cerca de 300 gramas.
- Número de batimentos cardíacos por minuto: bate ente 72 e 80 vezes/min.
- Função: mantém uma corrente constante de sangue venoso para os pulmões e outra de sangue arterial para as diferentes partes do corpo.

O coração é um músculo oco, de fibras estriadas, revestido externamente pelo pericárdio (serosa) e dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade consiste de duas câmaras: 1 aurícula superior e 1 ventrículo inferior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito do coração e a bicúspide ou mitral, do lado esquerdo.

Estas válvulas abrem-se em direção aos ventrículos durante a contração das aurículas e, em seguida, fecham-se, impedindo o refluxo do sangue. Na aurícula direita chegam às veias cavas superior e inferior e na aurícula esquerda, as quatro veias pulmonares.

Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta. Em cada contração, o sangue é bombeado, com certa pressão, para o interior dos vasos sanguíneos (artérias, arteríola, capilares vênulas e veias).

O coração funciona como uma bomba e seu trabalho resulta na circulação do sangue no organismo. Esse trabalho é possível graças à presença de uma musculatura cardíaca chamada miocárdio. Quando o coração se relaxa (diástole), enche-se de sangue, que chega através das veias; ao contrair os vasos, artérias, o sangue é levado para todo o organismo.

Os vasos sanguíneos:

Artérias – são os vasos ao longo dos quais flui o sangue do coração para os capilares; ramificam-se em vasos de menor calibra, constituindo as arteríolas. As paredes destes vasos são grossas para suportar a pressão exercida pelo sangue.



Capilares – são vasos de diâmetro muitíssimo reduzido, constituindo as ultimas ramificações das arteríolas e vênulas. São os capilares que põem em comunicação os sistemas arterial e venoso.

Veias – são os vasos ao longo dos quais o sangue volta ao coração. Internamente são providas de válvulas que impedem o refluxo do sangue. Como as artérias, também se ramificam em vasos de menor calibre, denominados vênulas, que ligam veias aos capilares.

Pequena e grande Circulação

A saída do sangue venoso do ventrículo direito, através da artéria pulmonar, e sua volta, já oxigenado ao nível pulmonar, através das veias pulmonares até a aurícula esquerda, correspondem à pequena circulação. A saída do sangue arterial do ventrículo esquerdo, através da artéria aorta, e sua volta até a aurícula direita, através da veia cava, correspondem à grande circulação.

Circulação Linfática

A linha espalhada na intimidade dos tecidos e debaixo da pele é recolhida em capilares linfáticos, passa para vasos linfáticos que desembocam em dois troncos; o canal torácico e grande veia linfática. Estes dois troncos se abrem, respectivamente, nas veias subclávia esquerda e subclávia direita.

Das veias subclávias, a linha passa para a veia cava superior entrando na circulação geral. No trajeto dos vasos linfáticos, encontram-se pequenos espessamentos, os gânglios linfáticos, cuja principal função é produzir leucócitos. Os vasos linfáticos intestinais são denominados vasos quiliferos porque recebem parte do quilo durante a absorção.


Reflexive Pronouns

Equivalentes aos pronomes reflexivos em português, os reflexive pronouns são usados quando queremos dizer que a ação se voltou para o sujeito, ou seja, ele faz e sofre a ação, portanto o sujeito e o objeto são a mesma pessoa. Esses pronomes geralmente vêm após o sujeito ou no final da frase. Ex:

John hurt himself while cutting oranges = John feriu-se enquanto estava cortando laranjas.

I always burn myself when I cook = Eu sempre me queimo quando cozinho.

She introduced herself = Ela apresentou-se.

Os verbos em que os reflexive pronouns são mais usados geralmente são: hurt, cut, express, introduce, burn, look after, etc. Vejamos a utilização de cada reflexive pronoun em relação aos subject pronouns:

Subject Pronouns - Reflexive Pronouns

I - Myself

You - Yourself

He - Himself

She - Herself

It - Itself

We - Ourselves

You - Yourselves

They - Themselves


Note que quando o subject pronoun estiver no singular, o reflexive pronoun terminará com “self”, já quando estiver no plural, terminará com “selves”.

To e For - Qual a diferença?

Uma das maiores dúvidas, mesmo que apareça mais na hora da prática, é o uso das preposições “to” e “for”. Sabemos que ambas possuem o mesmo significado: “para”, porém qual a diferença?

Na verdade, enquanto “to” está se referindo a uma direção, um espaço geográfico e um movimento, “for” se refere a uma substituição, predestinação e intenção. É importante saber que “to” e “for” em 95% dos casos não são sinônimos, ou seja, não significam a mesma coisa, portanto é extremamente importante definir essa diferença de sentidos na mente do estudante.

Sem dúvida, o uso da preposição “for” é bem mais abrangente que “to”, sendo cabível em quase qualquer verbo. Até mesmo nas orações onde o “to” é necessário, pode se colocar “for”, porém a oração mudará de sentido, obviamente:

Ex: I will go to Miami. = Eu irei a Miami.
I will go for Miami. = Eu irei por (através de) Miami.

Outro uso bastante importante da preposição “to” é na conjugação de verbos no infinitivo. Assim, todos os verbos que traduzidos terminam em “ar”, “er” e “ir” são infinitivos e antes deles sempre é colocada a preposição “to”.

Ex: I have to go. = Eu tenho que ir.
He decided to leave = Ele decidiu partir.

Alguns outros exemplos de uso de “to” e “for”:
He offered a job to Mary = Ele ofereceu um trabalho pra Mary.
I wrote a letter to my friend = Eu escrevi uma carta para o meu amigo.
Bob reported the accident to the police. = Bob informou o acidente para a polícia.

She translated an article for me = Ela traduziu um artigo para mim.
She can find a job for you = Ela pode encontrar um trabalho para você.
Could you open the door for me? = Você poderia abrir a porta para mim?

Portanto, não tem como estruturar uma ou várias regras específicas para o uso dessas preposições. Tudo dependerá da expressão idiomática, da intenção da pessoa que está falando e acima de tudo, do contexto da frase.

Farc


Bandeira



A Farc ou Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são organizações político-militares baseadas no comunismo que buscam atingir o governo e sua ação no país. São contrários à atuação norte-americana na Colômbia, a privatização, a expropriação de recursos naturais e grupos paramilitares mantendo-se ilegalmente armados já que são adeptos às ações diretas.

São comandados por Manuel Marulanda Vélez conhecido também por Tirofijo e estão espalhados por todo o território colombiano, ocupam cerca de 40% do território. Criadas em 1964, objetivam resgatar os direitos das classes menos favorecidas, lutam pelos trabalhadores e excluídos da pátria buscando retirar do poderio estatal e governamental pessoas que promovem a corrupção, os vícios do poder e o desvio do dinheiro público bem como o mau uso dos mesmos.

Existem pessoas que acreditam na mudança do país por meio das Farcs e outras que as consideram terroristas que acabam com a vida de inocentes e se financiam por práticas ilegais como drogas, seqüestros e extorsões. Acreditam que as Farcs preparam e treinam criminosos em troca de apoio para que continue sua jornada.

Dilatação Linear

É aquela em que predomina a variação em uma única dimensão, ou seja, o comprimento. Para estudarmos a dilatação linear, consideremos uma barra de comprimento inicial L i , à temperatura inicial t i .

Aumentando a temperatura da barra t f , seu comprimento passa a L f .



Em que D L = L f - L i é a variação de comprimento, isto é, a dilatação linear da barra, na variação de temperatura D t = t f - t i .

Experimentalmente, verificou-se que:

1) D L é diretamente proporcional ao comprimento inicial L i .

2) D L é diretamente proporcional à variação de temperatura D t.

3) D L depende do material que constitui a barra.

Apartir dessas relações, podemos escrever:



Em que a é uma constante característica do material que constitui a barra, denominada coeficiente da dilatação linear .



Exemplo:

Um fio de cobre tem 6 metros de comprimento a 10ºC. Determinar seu comprimento quando aquecido a 50ºC.

Resolução:

DICAS PARA ARRASAR NA REDAÇÃO

"Um dos piores erros que os candidatos podem cometer em uma prova de redação é a extrema preocupação com a forma, com a gramática. O importante é que ele opine sobre o tema", explica a coordenadora da banca de avaliação de redações da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Marisa Magnus Smith.
Já faz tempo que o segredo de escrever uma boa redação deixou de ser o fato de não errar a gramática. Na opinião de especialistas, acima de tudo, uma boa redação de vestibular - que nada mais é do que um teste para averiguar a capacidade do estudante em opinar e refletir - deve conter argumentação bem colocada e bem fundamentada.

Para se sair bem em sua "defesa", os especialistas dizem que os candidatos não devem ficar "em cima do muro" (ora a favor, ora contra o tema), tampouco comprar opiniões do senso-comum. Se o candidato não estiver certo do que está dizendo e não expuser razões para pensar daquela forma o texto fica vazio. "O texto tem que ter posicionamento, se for exclusivamente informativo não é bom. Aliás, não dá nem para começar a escrever um texto se não tiver uma opinião. Um texto sem opinião não existe", reforça o professor de redação do Cursinho Anglo, Maurício Soares Filho.

Para entender melhor por que os especialistas defendem essa idéia é fácil: imagine que as drogas acabaram de ser legalizadas pelo governo. Segundo os especialistas, se as pessoas abrem o jornal e procuram um artigo sobre a questão e encontram um texto sem nenhuma argumentação ou opinião, elas não refletirão, além de chato de ler. Para eles, aquilo que o leitor espera de um articulista é o mesmo que um examinador de vestibular espera de um futuro universitário (especialmente se for de universidade pública): opinião e reflexão.

De acordo com Soares Filho, para seu texto causar impacto, porém, a opinião deve estar muito clara. Por isso, a construção da redação deve valorizar seus argumentos. A ordem é apostar na organização da estrutura textual para não perder o fio da meada. "Organizar as informações é o segredo para fazer que a opinião apareça", complementa Soares Filho.


Treinando um texto nota 10

Se a intenção é obter destaque por meio de uma boa argumentação, o que fazer para se preparar? Ler, ler, ler e escrever, escrever e escrever. "O hábito da leitura ajuda a desenvolver a escrita. Além disso, com a prática da redação, alguns padrões de textualidade são mais facilmente assimilados do que pelo professor a falar em sala de aula", enfatiza Marisa.

Para Soares Filho, a prova de redação é 50% leitura e 50% escrita. "Uma é conseqüência da outra. O primeiro passo para ter sucesso é ler o tema com muita atenção e, em seguida, posicionar sua opinião para definir o que será defendido".

Uma boa dica é ler editoriais, crônicas, artigos e textos assinados que emitam opinião sobre o tema que é retratado. Com isso, é possível criar uma bagagem de como e em que momentos é pertinente evidenciar as opiniões pessoais.

Outra dica valiosa é procurar ser autêntico. Na hora de escrever um texto sobre a legalização das drogas ou do aborto ninguém precisa "encarnar o revolucionário" para passar em um vestibular de uma universidade famosa por sua histórica política de contestação. A autenticidade do seu pensamento deve estar refletida em seu texto, nem mais, nem menos.

"Como professor, uma de minhas preocupações é esclarecer para os meus alunos que eles não devem fingir ser uma pessoa que não são na hora de escrever, pois assim, vão ter dificuldades em sustentar os argumentos, e fica muito fácil se contradizer, o que compromete a qualidade do texto", diz Maurício.

Por fim, a prova de redação serve para avaliar a capacidade do candidato de se comunicar por escrito, de fazer reflexão e de conseguir se expressar de maneira simples e coesa. Por isso é tão importante não ser superficial e mostrar uma visão crítica sobre o tema a ser discutido.


Dicas para se dar bem na redação

Não comece escrever sem pensar e definir sua opinião sobre o tema;

Tome cuidado para não fugir do tema proposto;

Não tente "modernizar" a escrita durante a prova;

Evite o uso de clichês;

Evite repetição de termos e palavras. Faça uso de sinônimos e elipse;

Fundamente os argumentos, mas nunca use exemplos pessoais;

Lembre-se: o texto é uma conversa com um interlocutor desconhecido, portanto seja o mais claro possível

PROVA UFSCAR 2008

Ufscar
A UFSCar divulgou a prova e o gabarito do vestibular 2008.

Informações:

Prova de português, inglês e redação da UFSCar 2008 - Download

Gabarito da prova de português e inglês da UFSCar 2008 - Download

Resolução comentada pelo Cursinho Objetivo - Download


Prova de química, matemática e história da UFSCar 2008 - Download

Gabarito da prova de química, matemática e história da UFSCar 2008 - Download

Prova de Biologia, Física e Geografia - Download

Gabarito de Biologia, Física e Geografia - Download

ITA divulga lista de aprovados

Convocados devem se apresentar no dia 20 de janeiro às 10h.
Matrículas serão nos dias 21 e 22 de janeiro.


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA ), em São José dos Campos, divulgou nesta sexta-feira (28) a lista de candidatos aprovados no vestibular 2008. Ao todo, foram aprovados 130 vestibulandos, sendo 120 vagas para civis e dez vagas para oficiais da aeronáutica, exército, marinha e nações amigas.



Clique aqui para consultar a lista de aprovados

Fonte

Telecurso 2000 - 1º e 2º Grau




Baixe todas as aulas do Telecurso 2000.

São todas as aulas de 1º e 2º Graus, compactadas em 3 arquivos.

*Hospedagem: EasyShare
*Tamanho: 160 MB (total)
*Formato: PDF


Telecurso 1º Grau: Download

Telecurso 2º Grau:

Parte 01: Download
Parte 02: Download

PROVA UNESP 2008

Unesp 2008
A Universidade Estadual Paulista, divulgou o gabarito e as provas do vestibular 2008.



Conhecimentos Gerais

Prova Unesp 2008 - Download

Gabarito Unesp 2008- Download


Conhecimentos Específicos

Biológicas Unesp 2008- Download

Exatas Unesp 2008- Download

Humanidades Unesp 2008- Download


Resolução do Cursinho Objetivo


Conhecimentos Gerais - Download

Conhecimentos Específicos - Download

Vídeo com a Resolução - Assistir


Resolução do Cursinho Anglo


Vídeo com a Resolução - Assistir

Resolução ITA 2008

Prova Resolvida

Download em pdf

Química- Download

Matemática- Download

Português- Download

Física - Download

Inglês - Download

Cinética química

Estuda a velocidade de uma reação.

Teoria da Colisão:
A velocidade da reação depende do número de colisão entre as partículas e da força (ativação) destas colisões. Quando os reagentes não possuem energia suficiente para ativar o choque entre as partículas, fornecemos à eles a energia mínima necessária para isso, chamada de ENERGIA de ATIVAÇÃO.
Se o choque for efetivo, os átomos dos reagentes se unem formando o Complexo Ativado, agrupamento instável devido sua grande energia (pico do gráfico abaixo), que se quebra e se reagrupa formando os produtos.





É importante saber os fatores que aceleram uma reação química:

• Superfície de contato: palha de aço enferruja mais rápido do que uma barra de aço.

• Temperatura: quanto mais alta, mais rápida a reação.

• Concentração dos reagentes: soluções mais concentradas reagem mais rapidamente.

• Catalisadores: substâncias que diminuem a energia de ativação, acelerando a reação.



Velocidade Média: Quantidade de reagente consumido (em módulo) ou de produto formado por unidade de tempo. Assim, dado a reação


Lei da Velocidade
À temperatura constante, quanto maior a concentração dos reagentes maior o número de choques e, portanto, maior a velocidade da reação.
Para aA + bB Produtos, a Lei da velocidade é dada por V = K [A]x [B]y

onde K = constante de velocidade [A] = concentração do reagente A em mol/L

Os expoentes x e y devem ser determinados experimentalmente

Atenção! Quando a reação for elementar (se processar em uma única etapa) ou for a etapa mais lenta de um processo, os expoentes são iguais aos coeficientes, isto é, x = a e y = b

Exemplo de determinação da Lei da Velocidade a partir de dados experimentais, para a reação:
3A + 2 B + 5 C Produto onde V = K [A]x [B]y [C]z

Experimento I : Mantendo [B] e [C] constantes, verifica-se que ao dobrar a [A] a velocidade aumenta 4 vezes.
A variação em A produz um efeito ao quadrado na velocidade, isto significa que a reação é de 2ª ordem em relação a A e x = 2

Experimento II : Mantendo a [A] e [C] constantes, verifica-se que ao dobrar a [B] a velocidade também dobra.
A variação em B produz um efeito semelhante na velocidade, isto significa que a reação é de 1ª ordem em relação a B e y = 1

Experimento III : Mantendo a [A] e [B] constantes, verifica-se que ao dobrar a [C] a velocidade não varia.
A variação em C não produz efeito na velocidade, isto significa que a reação é de ordem Zero em relação a C e z = 0

Assim, a Lei da Velocidade desta reação será V = K [A]2 [B] [C]0 ou simplesmente V = K [A]2 [B]

Juros

No cálculo de JUROS, que representamos por J, aparecem o capital (C), a taxa (i), o tempo (t) e o montante (M) que é a soma “capital + juros”.


Juros simples

São aqueles calculados sempre sobre o capital.


Para o cálculo de juros simples usamos a fórmula:
J = C . i . t

100

Exemplo:


Capital → = C = 500 reais;
taxa → i = 10% a.m.;
tempo → t = 3 meses
juro → J = C . i . t /100 = 500 . 10 . 3 /100 = 150 reais;
montante → M = C + J = 500 + 150 = 650 reais.


Juros compostos

São aqueles calculados sobre o capital mais os juros.

Para o cálculo de juros compostos usamos a fórmula:

M = C. ( 1 + i )t
100

Exemplo:

Capital → C = 500 reais;
taxa → i = 10% a.m.;
tempo → t = 3 meses
montante → M = C. (1 + i/100)t
M = 500. (1 + 10/100)3
M = 500. (1 + 0,1)3
M = 500. (1,1)3
M = 500. 1,331 = 665,50 reais.

Prova ITA 2008

Duas questões foram anuladas: a de número 25 de português e a de número 9 de inglês.

Gabarito - Download

Prova de física - Download

Prova de inglês - Download

Prova de matemática - Download

Prova de química - Download

Prova de português - Download

AÇÃO VERBAL: AGENTE E PACIENTE

Vestibular Digital - Ação Verbal: Agente e Paciente

Aula: Gramática
Tema: Ação Verbal: Agente e Paciente


BRASIL COLÔNIA

Vestibular Digital - Brasil Colônia

Aula: História
Tema: Brasil Colônia

PROVA UNICAMP 2008 - 1ª Fase

Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas, divulgou a prova do vestibular 2008. Confira aqui o gabarito com as respostas esperadas pela banca da Unicamp.




PROVA OFICIAL:

Prova da primeira fase Unicamp 2008 - Download
Gabarito Unicamp 2008 - Download
Comentários da banca de redação - Download

RESOLUÇÕES:

Cursinho Objetivo - Download
Cursinho Etapa - Download

PROVA UEL 2008 - 1ª Fase

Conhecimentos gerais

Prova A - Download
Gabarito A - Download

Prova B - Download
Gabarito B - Download

Prova C - Download
Gabarito C - Download

Prova UNIFESP 2008




Prova de conhecimentos gerais com 90 testes de múltipla escolha de matemática, biologia, geografia, física, história e química.

Download

Gabarito - Download

Apostila como ser aprovado em provas , exames e concursos



Tamanho:344 KB


Download

Trabalhos Interativos de Ciências

Nome:Trabalhos Interativos de Ciências 2.7
Tamanho:27,55MB
Licença: Freeware

44 avaliações contendo textos e imagens sobre Ciências e Biologia para alunos do ensino fundamental e médio. Apresentam o formato de páginas em html associadas a questionários interativos em javascript baseados no programa Avaliação Interativa 2.
"Estados Físicos da Matéria", "Sistema Solar", "AIDS", "Dengue e Febre Amarela", "Reino Plantae", "Invertebrados", "Fundamentos de Genética" e "Ciclos Biogeoquímicos" podem ser citados como exemplos.
Estes trabalhos têm por finalidade enriquecer os conteúdos ministrados em sala de aula com auxílio dos recursos de informática, baseando-se na leitura de várias páginas de conteúdos pertinentes às séries dos alunos.

Características: HTML, Flash (abertura) e JavaScript para a resolução de questionários e interação com os alunos.

Roda em Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003

Download

HNSKY


Nome:HNSKY 2.3.0k
Tamanho:39,22MB
Licença: Freeware

Instale um planetário em seu computador. Acompanha base de dados com estrelas, planetas, asteróides e tudo relacionado.

Roda em Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003

Download

Planetarium


Nome:Planetarium 2.20
Tamanho:3,97MB
Licença: Freeware

Duas mil e quinhentas estrelas, oitenta e oito constelações, fases da lua, 1600 a 9999 DC. Clicando em qualquer estrela, você terá informações detalhadas sobre ela. Pequeno, mas eficiente, um verdadeiro planetário. Muito bom para professores e estudantes. Possui visual bonito, animações, controles simples e boas informações sobre os planetas.

Roda em Windows 95, 98, 2000, Millenium, XP

Download

BKchem

Nome:BKchem 0.12.0_pre4
Tamanho:4,1 MB
Licença:GPL

Software para desenhos de química desenvolvido em Python, o que garante independência de plataforma, porém como o Python é uma linguagem interpretada, você não deve esperar a mesma performance de uma aplicação compilada, mas pode ser bastante útil e usável em todos sistemas modernos.

Roda em Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP


Download

Stargaze



Nome:Stargaze 2.61
Tamanho:1,36 MB
Licença: Freeware

Programa de astronomia, com mapas de astros visíveis a olho nu. Inclui sol, lua, planetas, estrelas e alguns objetos, como cometas e asteróides. Os mapas podem ser impressos ou salvos no formato BMP.


Download

Periodic Table of Elements



Nome:Periodic Table of Elements 2.6
Tamanho:218,11 KB
Tamanho: Freeware

Tabela periódica de química completa, com calculadora de elementos e vários outros recursos.

Tabela Periódica Virtual


Nome:Tabela Periódica Virtual 1.0.164
Tamanho:135,17 KB
Licença: Freeware

Nova versão: alguns dados atualizados e nova função.
Atendendo a pedidos! Agora você pode se mover pela tabela utlizando as teclas direcionais.

ÚItimas tabelas de classificação acrescentadas: Aluminóides, Carbonóides, Condutividade Térmica a 300K, Metais Duros ou Dúcteis, Metais Maleáveis, Não-Metais (Ametais), Nitrogenóides e Terras Raras. Correção de bugs de execução no Ms Windows 9X e melhoria na interface gráfica.
Banco de dados atualizado, possui novos dados de fontes confiáveis, representação de acordo com a IUPAC, novos recursos como a busca por elementos e mais tabelas de classificação.
Software Portátil! Baixe e carregue a Tabela Periódica Virtual em seu Pen-Drive ou Disquete! Não é necessária a instalação em Windows 2000, XP e 2003.

Informações Adicionais:
O arquivo compactado contém 3 arquivos: TPV.exe (executável) Leia-me.txt (arquivo texto com funcionamento, dicas e detalhes) Licença de uso.txt (arquivo texto)

Dicas de Instalação:
Não precisa de instalação, apenas descompacte o arquivo e copie o executável (TPV.exe) para onde quiser. Ele funciona com um componente padrão (DLL) do sistema operacional Windows. Que pode ser ser encontrada para download no site do desenvolvedor casao você encontre problemas com a instalação do software.


Download

Conversores

Cálculo de áreas, calculadora científica, conversor de velocidades, conversor de distâncias, conversor de temperaturas e tabela periódica.

Roda em Windows 95, 98, 2000, Millenium, XP

Tamanho:584,7 KB
Licença: Freeware


Download

O Príncipe

Título: O Príncipe
Autor: Nicolau Maquiavel
Categoria: Literatura
Idioma: Português


Obra clássica na literatura de ciências sociais, "O Príncipe" se destaca como fundante da ciência política moderna. Versão integral.

Download

Curso de Memorização

Título:Curso de Memorização
Autor: Desconhecido
Categoria: Ajuda
Idioma: Português


Garanta agora uma ilimitada capacidade de memorizar rostos, nomes e fatos!
O Curso de Memorização é uma estratégia poderosa, um dos segredos mais importantes para o sucesso e como fazer fortuna na vida profissional.
A boa memória é também emocionante e incrível na vida social, pois é o caminho mais curto e seguro de como se fazer amigos especiais, para conquistar a admiração dos amigos e a popularidade, poder e felicidade.
Sua capacidade de memorização é ilimitada, como você mesmo vai constatar ao fazer o Curso de Memorização.


Download

Livro Como Expandir Sua Inteligência

Título:Livro Como Expandir Sua Inteligência
Autor: Desconhecido
Categoria: Ajuda
Idioma: Português

Uma abordagem prática de como integrar ação, pensamento e emoção para produzir resultados. A tecnologia que apresentamos aqui pode ser usada tornar nossa vida melhor sem que se conheça os detalhes de porquê funcionam. E para que serve essa tecnologia? Sendo a inteligência um conjunto de capacidades que permitem a uma pessoa atingir objetivos, o material fornecido aqui serve para que alguém atinja mais e melhores objetivos.

Download

Teste Vocacional 3

Através de suas escolhas, ele mostra carreiras e areas relacionadas


Tamanho: 378 KB
Licença:Freeware

Download

Apostila de Português para Concursos

Essa apostila inclui regras importantes de gramática, exercícios e dicas para concursos.

Download

Teste Vocacional 2

Teste que avalia seus desejos para determinar sua área.


Tamanho: 250 KB
Licença:Freeware



Download

Teste Vocacional

Teste que avalia a suas afinidades

Tamanho: 566 KB
Licença:Freeware


Download

O Homem que Calculava - Download

Livro Completo

Título: O Homem Que Calculava
Autor: Malba Tahan
Categoria: Outros
Idioma: Português

Download

The War of the Worlds

Título:The War of the Worlds (A Guerra dos Mundos)
Autor: H. G.
Categoria: Literatura
Idioma: Inglês


Em "A Guerra dos Mundos " escrito por H. G., os marcianos atacam os terráqueos com um exército de naves imbatíveis.
Em todos os cantos do mundo a invasão acontece, as grandes metrópoles são destruídas uma a uma, nem mesmo a arma mais poderosa do nosso exército pode detê-los.
Só existe uma salvação, com possibilidade remota de vitória.


Download

O Guardador de Rebanhos

Livro Completo

Título: O Guardador de Rebanhos
Autor: Fernando Pessoa
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Pessoa Revisitado


Download

A Carta de Pero Vaz de Caminha

Livro Completo

Título: A Carta de Pero Vaz de Caminha
Autor: Pero Vaz de Caminha
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Fundação Biblioteca Nacional


Download

Livro do Desassossego

Livro Completo

Título: Livro do Desassossego
Autor: Fernando Pessoa
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição:Colaboração Voluntária


Download

O pastor amoroso

Livro Completo

Título: O pastor amoroso
Autor: Fernando Pessoa
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Colaboração Voluntária


Download

Este mundo da injustiça globalizada

Livro Completo

Título: Este mundo da injustiça globalizada
Autor: José Saramago
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Phoenix-Library

Download

Macbeth

Livro Completo

Título: Macbeth
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: CultVox


Download

A Carta

Livro Completo

Título: A Carta
Autor: Pero Vaz de Caminha
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

Tudo Bem Quando Termina Bem

Livro Completo

Título: Tudo Bem Quando Termina Bem
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: CultVox


Download

Poesias Inéditas

Livro Completo

Título: Poesias Inéditas
Autor: Fernando Pessoa
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Jornal de Poesia


Download

Do Livro do Desassossego

Livro Completo

Título: Do Livro do Desassossego
Autor: Fernando Pessoa
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Pessoa Revisitado


Download

O Eu profundo e os outros Eus

Livro Completo

Título: O Eu profundo e os outros Eus.
Autor: Fernando Pessoa
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição:Colaboração Voluntária


Download

Sonho de Uma Noite de Verão

Livro Completo

Título: Sonho de Uma Noite de Verão
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: CultVox


Download

Mensagem - Fernando Pessoa - Download

Livro Completo


Título: Mensagem
Autor: Fernando Pessoa
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição:Pessoa Revisitado


Download

Cancioneiro

Livro Completo

Título: Cancioneiro
Autor: Fernando Pessoa
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Phoenix-Library


Download

Poemas de Fernando Pessoa - Download

Livro Completo

Título: Poemas de Fernando Pessoa
Autor: Fernando Pessoa
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Jornal de Poesia


Download

A Divina Comédia

Livro Completo

Título: A Divina Comédia
Autor: Dante Alighieri
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: eBooksBrasil

Download

Poly

Nome: Poly32
Versão:1.03
Tamanho: 1.26MB
Licensa:FreeWare

Descrição:
Explorar e construir modelos de formas geométricas



Download

VIDEO HITLER

Vestibular Digital - Hitler

Aula: História
Tema: Hitler


Prova ENEM 2007

Prova ENEM amarela - Download Gabarito - Download

Prova ENEM branca - Download Gabarito - Download

Prova ENEM azul - Download Gabarito - Download

Prova ENEM rosa - Download Gabarito - Download

VIDEO ENERGIA ELÉTRICA

Vestibular Digital - Energia Elétrica

Aula: Física
Tema: Energia Elétrica

VIDEO AQUECIMENTO GLOBAL

Vestibular Digital - Aquecimento Global

Aula: Geografia
Tema: Aquecimento Global


Biologia - Ensino Médio

Livro didático com todo o conteúdo do Ensino Médio
(Retirado da Biblioteca Virtual da USP)

Download (15 Mb)

Física - Ensino Médio

Livro didático com todo o conteúdo do Ensino Médio
(Retirado da Biblioteca Virtual da USP)

Download (26 Mb)

Senhora - José de Alencar - Download

Livro Completo

Título: Senhora
Autor: José de Alencar
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

O Primo Basílio - Eça de Queiros - Download

Livro completo


Título: O Primo Basílio
Autor: Eça de Queiros
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP

Download

A Cidade e as Serras - Eça de Queiros - Download

Livro Completo

Título: A Cidade e as Serras
Autor: Eça de Queiros
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP

Download

Unesp 2003 Matemática

Prova resolvida - Download

Unesp 2002 Matemática

Prova resolvida - Download

Provas do IME

IME 1989-1996 (Física)
IME 1996
IME 1997
IME 1998
IME 1999
IME 2000
IME 2001

Quincas Borba - Download

Livro Completo


Título: Quincas Borba
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP

Download

Dom Casmurro - Download

Livro Completo

Mais um livro da Fuvest

Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP

Download

Memória Póstumas de Brás Cubas

Título: Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP

Download

Inocência

Título: Inocência
Autor: Visconde de Taunay
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição/Parceiro: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP

Download

FUVEST 2006

Prova de conhecimentos gerais - 90 questões


Primeira fase - Download

Gabarito - Download

Resolução - Visualizar

Segunda fase - Provas e Resoluções


Português e Redação

Prova - Download

Resolução - Download

História e Química

Prova História - Download

Prova Química - Download

Resolução História e Química - Download

Biologia e Geografia

Prova Biologia - Download

Prova Geografia - Download

Resolução Biologia e Geografia - Download

Física

Prova - Download
Resolução - Download

Matemática

Prova - Download
Resolução - Download

Tema da Redação - Download

Auto da Barca do Inferno

Livro Completo

Título: Auto da Barca do Inferno
Autor: Gil Vicente
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

O Cortiço

Livro Completo

Título: O Cortiço
Autor: Aluísio de Azevedo
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Fundação Biblioteca Nacional


Download

Os Sertões

Livro Completo

Título: Os Sertões
Autor: Euclides da Cunha
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Fundação Biblioteca Nacional


Download

Iracema - José de Alencar - Download

Livro Completo

Mais um livro da Fuvest

Título: Iracema
Autor: José de Alencar
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Fundação Biblioteca Nacional


Download

O Guarani

Livro Completo

Título: O Guarani
Autor: José de Alencar
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

Inocência

Livro Completo

Título: Inocência
Autor: Visconde de Taunay
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

O Ateneu

Livro Completo

Título: O Ateneu
Autor: Raul Pompéia
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Fundação Biblioteca Nacional


Download

O Noviço

Livro Completo


Título: O Noviço
Autor: Luís Carlos Martins Pena
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Fundação Biblioteca Nacional


Download

Memórias de um Sargento de Milícias

Livro Completo


Título: Memórias de um Sargento de Milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

VIDEO ORIGEM DAS MITOCÔNDRIAS

Vestibular Digital - Origem das Mitocôndrias


Aula: Biologia
Tema: Origem das Mitocôndrias

VIDEO HIDROCARBONETOS

Vestibular Digital - Hidrocarbonetos

Aula: Química
Tema: Hidrocarbonetos

Romeu e Julieta

Livro Completo


Título: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição:/Parceiro [cv] CultVox


Download

Otelo, O Mouro de Veneza

Livro Completo

Título: Otelo, O Mouro de Veneza
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: CultVox


Download

Júlio César

Livro Completo

Título: Júlio César
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: CultVox


Download

Conto de Inverno

Livro Completo


Título: Conto de Inverno
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: CultVox


Download

A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca

Livro Completo

Título: A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: CultVox


Download

A Tempestade

Livro Completo

Título: A Tempestade
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição:CultVox


Download

As Alegres Senhoras de Windsor

Livro Completo

Título: As Alegres Senhoras de Windsor
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição:/Parceiro [cv] CultVox


Download

Antônio e Cleópatra

Livro Completo

Título: Antônio e Cleópatra
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: CultVox


Download

A Megera Domada

Livro Completo

Título: A Megera Domada
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: CultVox


Download

A Comédia dos Erros - William Shakespeare - Download

Livro Completo

Título: A Comédia dos Erros
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: CultVox


Download

O Espelho

Conto Completo

Título: O Espelho
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

Adão e Eva

Conto Completo

Título: Adão e Eva
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

A Causa Secreta

Conto Completo

Título: A Causa Secreta
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

A Cartomante

Conto Completo

Título: A Cartomante
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

A Carteira

Conto Completo

Título: A Carteira
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro / USP


Download

Quincas Borba

Livro Completo

Título: Quincas Borba
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Fundação Biblioteca Nacional


Download

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Livro Completo

Título: Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Fundação Biblioteca Nacional


Download

Esaú e Jacó

Livro Completo

Título: Esaú e Jacó
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Fundação Biblioteca Nacional

Download

O Alienista

Livro Completo

Título: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição: Fundação Biblioteca Nacional


Download

Dom Casmurro

Livro Completo


Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
Instituição:[bn] Fundação Biblioteca Nacional



Download

Progressão Aritmética

1. Definição: É toda seqüência de termos (a1,a2,a3,...,an) onde a diferença entre dois termos consecutivos é constante e é denominada razão da P.A..

Pode-se dizer que r= a2 - a1 = a3 - a2 = ... = an - an-1 .

2. Classificação:
P.A. crescente (r > 0)
Cada termo é maior que o anterior.
Exemplo 2:
(3, 6, 9, 12, ...) e r = 6 – 3 = 3.

P.A. constante (r = 0)
Cada termo é igual ao anterior.
Exemplo 3:
(3, 3, 3, ...) e r = 3 – 3 = 0.

P.A. decrescente (r < 0)
Cada termo é menor que o anterior.
Exemplo 4:
(12, 9, 6, ...) e r = 9 – 12 = - 3.

3. Termo geral:

an = a1 + (n-1)r

Onde n é o número de termos, r é a razão e an > ak.

4. Propriedades:

Na P.A. (a,b,c,d,e,...), tem-se que

Na P.A. (a,b,c,d,e,f), tem-se que a + f = b + e = c + d.

- Prof. Toni, onde posso aplicar estas propriedades?
- Veremos no exemplo Arquimedes, mas antes saiba que existe uma notação especial
(x - r, x, x + r) para a P.A. de três termos, ela facilita a resolução de algumas questões.

5. Soma dos termos da P.A. :

Considerando a P.A. (a1,a2,a3,...,an), a soma de todos os termos dessa P.A. é dada por:

Radioatividade

A radioatividade ou radiatividade é a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.

Descoberta da radiação

A radioatividade foi descoberta no século XIX, até esse momento predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas de qualquer matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas descobriram que existiam partículas ainda menores, tais como: próton, nêutron, elétron e que os átomos não são todos iguais, por exemplo:

- O Hidrogênio possui apenas um próton e um elétron, já o átomo de urânio-235, conta com 95 prótons e 143 nêutrons.

No ano de 1896, um físico francês Antoine-Henri Becquerel (1852-1908) observou que um sal de urânio possuía a capacidade de sensibilizar um filme fotográfico, recoberto por uma fina lâmina de metal.
Já em 1897, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie (1867-1934) provou que a intensidade da radiação é sempre proporcional a quantidade do urânio empregado na amostra, concluindo que a radioatividade era um fenômeno atômico.

Alguns elementos como urânio-235, césio-137, cobalto-60, tório-232, são fisicamente instáveis ou radiativos possuindo uma constante e lenta desintegração, liberando energia através de ondas eletromagnéticas (raio gama) ou partículas subatômicas em alta velocidade.

A radioatividade é bastante utilizada hoje em várias áreas diferentes. Na medicina, ela é utilizada no tratamento de tumores cancerosos, na indústria, a radioatividade é utilizada para obter energia nuclear e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.

Existem vários tipos de radiação; eis alguns exemplos:

- partículas alfa são facilmente barradas por uma folha de papel, por exemplo, apesar de ser bastante energético;
- partículas beta são mais penetrantes e menos energéticos que as partículas alfa;
- partículas gama são mais perigosas, quando emitidas por muito tempo podem causar malformações nas células;
- nêutrons;
- raio X.

As partículas alfa, ou raios alfa, possuem uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais, entretanto, são facilmente barradas por uma folha de papel, alumínio, mas em geral não conseguem ultrapassar as células mortas da pele.
Já as partículas gama, ou raios gama, e o raio X não são tão energéticos, mas são extremamente penetrantes, podendo atravessar o corpo humano, são detidos somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal.

Alguns efeitos da radiação

Quando atingido pela radiação é impossível perceber imediatamente já que, diferente de uma bala de revólver, por exemplo, cujo efeito é constatado na hora, a radiação não provoca nenhuma dor ou lesão visível.
Ela ataca as células do corpo individualmente, pode afetar os átomos que estão presentes nas células provocando alterações em sua estrutura.

Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou somente apresentar problemas aos seus descendentes (filhos, netos), pois uma pessoa que recebeu a radiação sofre alguma alteração genética produzida pela radioatividade.

VIDEO ENERGIA NUCLEAR

Vestibular Digital - Energia Nuclear

Aula: Química
Tema: Energia Nuclear

Crocodile Science Player



Crocodile Science Player é um software gratis, baseado no simulador de ciencia Crocodile Physics e Crocodile Chemistry

Tamanho: 25,1 MB
Licença: freeware
Configuração minima: Windows 98- 128 MB de RAM - Pentium III 500 MHz processor

A ultima versão do Crodile Science Player tem 12 simuladores baseado em atividades, e um conjunto de seis laboratórios flexíveis - mais que o dobro de conteúdo que a ultima versão


Download

A queda do império romano

(nesta foto, as províncias do Império Romano em sua máxima extensão)


Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias.

Outro grave problema que levaria Roma ao colapso surgirá já nos fins da República, quando todo o sistema econômico foi gradativamente entrando em crise. A autonomia provincial retirou uma importante fonte de recursos, ao mesmo tempo em que os capitais acumulados eram destinados a fins improdutivos; enormes gastos em festas e jogos, empréstimos a juros, etc. A pilhagem imposta aos vencidos tornou-se mais difícil e o Estado complicou inutilmente sua máquina burocrática, instituindo ao mesmo tempo pesados sistemas fiscais.

A penúria financeira acabaria por se refletir também nos efetivos do exército profissional, que muito custava aos cofres públicos. Quando já não havia como oferecer vantagens materiais aos elementos recrutados, Roma começou a apelar aos que menos exigiram, primeiramente os não-cidadãos e depois os próprios bárbaros contra os quais combatia. Dessa maneira, a desromanização progressiva do exército imperial tornou-se praticamente inevitável.

Com tal sistema militar precário, o império já não podia garantir os territórios e nem a segurança dos cidadãos. Quase tudo que restou do império foi o cristianismo adotado por Roma. Os reinos bárbaros disseminavam-se em regiões fechadas que, com freqüência, se subdividiam. Foi um período de decadência das cidades, no qual as sociedades rurais eram dominadas pelos grandes senhores.

Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares.

Este período se inicia em torno de 235 D.C. com a crescente pressão dos povos bárbaros, tanto os submetidos pelo Império Romano quanto os que vivem nas regiões limítrofes. Essa situação leva o império a abandonar várias províncias e agrava as disputas internas. Sucedem-se os imperadores militares, numa tentativa de frear a decadência do império.

Mesmo apoiados no exército, os imperadores militares duram pouco tempo no poder e são, quase todos, assassinados. Com o objetivo de sufocar as rebeliões internas, reforçar as fronteiras do império e reiniciar a expansão no oriente, os cidadãos romanos são transformados em súditos, os camponeses ficam vinculados à gleba e os artesãos formam comunidades obrigatórias de trabalho para prover o exército.

Em 297, o imperador Diocleciano divide o império em dois augustos e dois césares, num sistema chamado tetrarquia, implantado para acabar com as agitações nas sucessões imperiais. Mas o absolutismo não consegue deter o declínio do Império, apesar das tentativas posteriores do imperador Constantino, entre 324 e 337.

Os povos germânicos, tratados como bárbaros pelos romanos, estavam forçando
a penetração pelas fronteiras do norte do império. No ano de 395, o imperador Teodósio resolve dividir o império em: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma e Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla.

O império do ocidente subsiste por 80 anos, atacado por germanos e hunos, até se extinguir em 476.

Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos
povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos,
hunos etc. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.

Celulas tronco














CONCEITO> As células tronco são células indiferenciadas ou não especializadas que se caracterizam pela capacidade de reprodução mitótica ilimitada e pela capacidade de se diferenciarem nos diversos tipos de células especializadas que formam o corpo humano.

CLASSIFICAÇÃO> Os cientistas trabalham com dois tipos de células tronco: embrionárias e adultas.

CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS

São extraídas de blastocistos (embriões humanos com quatro ou cinco dias de idade).
São classificadas como luripotentes - apresentam alto potencial de diferenciação sendo capazes de dar origem a todos os tipos de células pecializadas do organismo, exceto células da placenta.


CÉLULAS TRONCO ADULTAS

São extraídas de diversos tecidos maduros de crianças ou indivíduos adultos, tais como: medula óssea, cordão umbilical, fígado, pele, etc.
São classificadas como multipotentes - apresentam potencial de diferenciação
limitado, sendo capazes de dar origem a um numero restrito de tipos de células especializadas do organismo.
As células tronco adultas mais bem estudadas são as células tronco hematopoiéticas
da medula óssea que se diferenciam nas diversas células do tecido sanguíneo.


QUESTÕES ÉTICAS E RELIGIOSAS
As pesquisas e os tratamentos com células tronco recebem fortes críticas de diversos setores da sociedade. A obtenção de células tronco embrionárias resulta na destruição do embrião.

Para muitas pessoas, principalmente religiosos, o sacrifício de um embrião humano para retirada de células tronco é um crime contra a vida, comparável
ao aborto.

APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS DAS CÉLULAS TRONCO
As células tronco são a grande esperança da medicina do futuro - a medicina regenerativa.
Este novo ramo da medicina visa utilizar as células tronco para promover a regeneração
de tecidos e órgãos lesados por doenças degenerativas ou traumáticas.
Assim sendo, acredita-se que as terapias com células tronco venham a ser um tratamento eficaz para doenças como Mal de Parkison, Mal de Alzheimer, Diabetes Mellitus, Doença de Chagas, Osteoporose, paralisias causadas por lesões da medula espinhal, etc

PRISMAS

Vestibular Digital - Primas

Aula: Matemática
Tema: Prismas


GRAMÁTICA

Vestibular Digital - Gramática

Aula: Português
Tema: Gramática

Gramática é o conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua

A ORGANIZAÇÃO CELULAR

Vestibular Digital - Biologia

Vestibular Digital
Aula: Biologia
Tema: A Organização Celular

Apesar da diversidade entre os seres vivos, todos guardam muitas semelhanças, pois apresentam material genético (DNA) em que são encontradas todas as informações que controlam a arquitetura e o funcionamento dos seres vivos.


COMO NÃO FUGIR DO TEMA DA REDAÇÃO

Vestibular em Foco
Aula: Redação
Professora: Anya

Fugir do tema é zero na redação, e conseqüentemente um adeus a sua vaga na faculdade, por melhor que tenha sido seu desempenho na prova.Aprenda nesta aula como não fugir do Tema da Redação

REVISÃO DE GEOMETRIA

Cursinho Universitário
Programa: Matemática
Tema: Revisão de Matemática
Duração do vídeo: 08:44

IMPÉRIO ROMANO

Vestibular em Foco
Professor: Henrique Carballal
Tema: O Império Romano

Serie Galileu - Laboratorio Vitual Interage


Série Galileu

Mecânica • Oscilações • Cores • Eletricidade


Tamanho: 16,5 mb
Licença: shareware



Mecânica:
Invasores - Queda

Oscilações:
Pêndulo Elástico - Oscilador - Lissajous

Cores:
Persistência - Que cores você vê? - Cores Complementares

Eletricidade:
Lâmpadas - Circuitos


Download
Comprar

Serie Huygens - Laboratorio Vitual Interage


Série Huygens

Eletricidade • Termologia • Ondas • Estrutura da Matéria

Tamanho: 20 mb
Licença: shareware


Eletricidade:
Qual o valor? - Vasos - Ohm

Termologia:
Aquece - Kikentim

Ondas:
Harmônicos - Princípio de Huygens - Super

Estrutura da Matéria:
Millikan - DKI


Download
Comprar

Serie Lorentz - Laboratorio Vitual Interage




Série Lorentz

Termologia • Eletricidade • Ondas

Tamanho: 23,5 mb
Licença: shareware


Termologia:
Entropia - Equilíbrio termodinâmico - Movimento Browniano

Eletricidade:
Campo Elétrico Minado - Corrente Elétrica - Lorentz

Ondas:
A onda é essa! - Dois Falantes - Doppler


Download
Comprar

Prova FUVEST 2008

Fuvest 2008 1º fase

Prova de Conhecimentos Gerais - 90 questões

Prova Download


Gabarito com correspondência de questões- Download

Prova Resolvida - Download

Serie Gauss - Laboratorio Vitual Interage

Jogos e simulações de física



Tamanho: 26,2 mb
Licença: shareware

Uma experiência pedagógica inédita onde você faz experiências virtuais, explora possibilidades, joga e se diverte com os conceitos da física

Cores:
Ache a cor! - Síntese Cromática - Quadricromia

Óptica:
Caleidoscópio - Espelho Plano - Gauss - Oculos

Mecânica:
Caminhõezinhos - Caneca na Bandeja - Fórmula 1

Download
Comprar

Serie Newton - Laboratorio Vitual Interage


Jogos e simulações de física

Tamanho: 14 mb
Licença: shareware



Uma experiência pedagógica inédita onde você faz experiências virtuais, explora possibilidades, joga e se diverte com os conceitos da física

Mecânica:
Interações Movimento Retilíneo e Uniforme Newton I

Cores:
Filtros Coloridos Quadriculados RGB

Termologia:
Demônio de Maxwell Pressão Atmosférica e Empuxo Teoria Cinética dos Gases


Download
Comprar

Prova FUVEST 2007

Primeira fase da Fuvest de 2007


Prova - Baixar


Gabarito - Download