Como Escrever a Redação da UNESP - Redação



UNESP

• Na prova da segunda fase serão atribuídos no máximo 28 pontos à Redação, na escala de 0 a 28.

• Será desclassificado o candidato que não comparecer a uma das provas ou que obtiver nota igual ou inferior a 20 na primeira fase, ou zero na avaliação de qualquer dos três componentes da segunda fase e na Redação.

• A redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo, avaliará as propriedades de coesão, coerência e progressão temática, privilegiando-se a norma padrão da língua.

Fonte: www.vunesp.com.br

Dicas:

1 - Leia com atenção o enunciado da proposta de redação. Ali está indicado exatamente o que você deve fazer. Se ler mal o enunciado, poderá errar.

2 - Há instruções no enunciado da proposta de redação que você já tem obrigação de saber antes da prova, pois estão no Manual do Candidato. Uma delas: os vestibulares da UNESP sempre pedem redação dissertativa. Então, não invente: escreva uma redação em prosa, dissertativa. Não faça narrativa, não faça poesia, não faça poema concreto, não faça diálogo, não faça história em quadrinhos, pois isso simplesmente não é solicitado e uma redação nesses gêneros será eliminada. Também não faça graça nem piada, achando que irão premiá-lo pela criatividade. Não irão: se quer mostrar criatividade, mostre dissertando; se não dissertar, tirará zero.

3 - Obedeça ao tema solicitado. As propostas de redação da UNESP são muito claras e explícitas quanto ao tema e, por filosofia, sempre abordam temas da experiência imediata do estudante do ensino médio.

4 - Textos auxiliares são para auxiliar, não para copiar. A proposta de redação geralmente parte dos textos de algumas das questões da prova e, às vezes, ainda acrescenta textos auxiliares para você ter mais informações. Tome muito cuidado: textos auxiliares são para auxiliar, não para serem copiados. Cópia é plágio. É melhor fazer uma redação com suas palavras, do que tentar copiar ou adaptar passagens dos textos das questões ou dos textos auxiliares. Claro, você pode fazer citações dos textos, mas com cuidado, não deixando que as citações sejam mais extensas que sua redação. Conclusão: seja autêntico.

5 - A prova de redação do vestibular da UNESP, na verdade, começa já nas questões de Linguagens, pois geralmente são tomados como base para a redação textos que serviram para a formulação de questões. Então, quando responder às questões, tenha já em mente que está se preparando para a prova de redação.

6 - Você já aprendeu, mas sempre é bom lembrar. Uma redação dissertativa, como pede a UNESP, escreve-se em prosa e constitui um texto em que você manifesta e defende uma opinião sobre o tema. Mas cuidado, não é aconselhável empregar expressões como “eu isso, eu aquilo”. É melhor focalizar o tema usando a terceira pessoa. Podemos dissertar usando a primeira pessoa? Sim, mas sempre é muito perigoso, pois o emprego do “eu" pode nos levar a caminhos perigosos, a narrar em vez de dissertar, a manifestar muito emotivamente nossas opiniões e perder o fio da argumentação. Em resumo: numa dissertação, devem destacar-se as ideias, a opinião e a argumentação, não o “eu” do autor.

7-0 discurso da dissertação tem de ser simples, claro e eficiente. Nada de empregar vocábulos raros e pomposos apenas para exibir domínio de vocabulário; nada de assumir afirmações inflexíveis em tom de grande especialista na matéria, mas tão somente desenvolver uma argumentação para justificar o ponto de vista assumido. Quando dissertamos, o objetivo é um só: demonstrar a viabilidade da opinião que manifestamos. Discursos ornamentados, cheios de vocábulos raros e difíceis e de atitudes de alto conhecimento acabam por perturbar a argumentação e produzir o pior defeito em termos de redação, que é o da prolixidade, ou seja, o emprego de um discurso complicado, cheio de belas palavras, para não dizer nada.

8 - Rascunho é um instrumento muito útil. Em alguns concursos, sugere-se que os candidatos evitem fazer rascunho, para não perder tempo. Na verdade, esse conselho não é dos melhores. O rascunho é instrumento muito útil para qualquer tipo de texto. Por quê? Porque é da própria natureza do ato de escrever fazer mais de uma versão até atingir a versão considerada definitiva. No caso do exame vestibular, a premência do tempo pode impedir o candidato de fazer o rascunho. Nesse caso, deve pensar com cuidado e escrever com atenção. Entretanto, se o candidato resolver as questões sem perder muito tempo, será bastante aconselhável que faça um rascunho, no local designado. Esse rascunho poderá receber uma nova leitura para corrigir eventuais erros, eliminar repetições ou para acrescentar passagens novas. Assim, quando passada a limpo, a redação apresentará maior consistência e estará livre dos lapsos que normalmente qualquer escritor comete na primeira redação de seus textos.

9 -E agora a mais importante de todas as dicas: só se pode escrever bem sobre um assunto que se conhece bem. Parece uma obviedade, mas não é. Se você detesta futebol e nunca quis saber nada sobre esse assunto, não poderá escrever uma redação para demonstrar que tem conhecimento sobre futebol, porque não tem. Por isso, seus professores recomendam sempre que leia, que seja leitor habitual de livros, jornais, revistas. Quem lê habitualmente reforça o que já sabe e ganha novos conhecimentos. Assim, se um candidato verifica que os vestibulares da UNESP sempre solicitam para a redação temas do cotidiano, do conhecimento dos estudantes dos ensinos fundamental e médio, deve preparar-se para isso, procurando ler mais sobre esses temas em jornais e revistas, bem como na internet, que é um verdadeiro banco de dados sobre qualquer assunto.

Fonte: blogunesp.vunesp.com.br

Nenhum comentário:

Artigos Relacionados