Como Escrever a Redação da Unicamp - Redação



UNICAMP

• A 1a fase, obrigatória para todos os candidatos, é constituída de uma única prova composta de duas partes:

I - Redação. Composta de três propostas de textos a serem desenvolvidos pelos candidatos.

II - Conhecimentos Gerais. Composta por 48 questões de múltipla escolha sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

• Nesta prova, 48 pontos são atribuídos à parte de Redação e 48 pontos à parte de Conhecimentos Gerais, perfazendo o total de 96 pontos. Cada questão da parte de Conhecimentos Gerais vale um ponto. Cada texto da prova de Redação vale 16 pontos.

• O candidato tem no máximo cinco horas e no mínimo três horas e trinta minutos para a realização da prova da 1a fase.

• Serão eliminados do Vestibular UNICAMP os candidatos que obtiverem nota 0 (zero) na parte de Redação ou na parte de Conhecimentos Gerais.

• Todos os candidatos terão a prova da 1a fase corrigida (Redação e Conhecimentos Gerais).

• As provas do Vestibular Unicamp 2011 já estarão redigidas conforme o novo acordo ortográfico, porém os candidatos ainda não serão cobrados sobre as novas regras nas respostas e na Redação.

• Você pode escrever em letra de forma - o importante é que a letra seja legível e as respostas sejam escritas com a utilização de caneta azul ou preta.

• É vedado o uso de canetas marca texto e de corretivo líquido - se for o caso, indique de forma conveniente palavras ou linhas que não devem ser consideradas.

A PROVA DE REDAÇÃO
• A prova de Redação, composta de três tarefas obrigatórias, leva em conta muito mais que o conhecimento da modalidade culta da língua. É um instrumento de avaliação da forma de escrever sobre um determinado assunto, e escrever implica processos de leitura e de elaboração de argumentos a partir de uma determinada situação.

• Cada proposta é acompanhada por instruções específicas que delineiam o propósito e o gênero do texto a ser elaborado com indicações dos interlocutores em jogo. Essas instruções devem ser rigorosamente seguidas.

• Cada proposta é acompanhada também de texto(s) para leitura que serve(m) de subsídio para sua elaboração.

• Para que um texto se configure como bom, é preciso que o autor tenha uma experiência de leitura, que delineie um projeto de texto em função de um objetivo específico e o formule através da escrita. Nesse sentido, os parâmetros de avaliação de uma redação são as próprias condições de produção que lhe são fornecidas: o gênero e a interlocução que lhe é própria, o propósito (o tema, a motivação da escrita, as instruções que recortam esse tema de modo específico), a leitura, e a articulação escrita (modalidade/coesão).

Assim, o candidato, em relação:

1) à leitura: deve elaborar pontos de contato com a leitura do(s) texto(s) fornecido(s). Deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de texto e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes do(s) mesmo(s) em forma de colagem, sem elaboração dos elementos selecionados.

2) ao propósito: deve elaborar um texto que atenda ao propósito solicitado.

3) ao gênero e interlocução: deve elaborar seu projeto de texto de acordo com as características do gênero solicitado e dos interlocutores nele implicados.

4) à articulação escrita: deve elaborar um texto cuja leitura seja fluida e envolvente, resultante de uma estruturação sintático-semântica bem articulada pelos recursos coesivos. Deve, ainda, demonstrar o domínio de um conjunto lexical amplo e do padrão normativo das regras de acentuação, ortografia, concordância verbo-nominal, entre outras.

A avaliação da redação

• A grade ESPECÍFICA avalia o CUMPRIMENTO das condições de produção dos textos: -Propósito (objetivo)

-Interlocução

-Gênero

• A grade HOLÍSTICA avalia a QUALIDADE do texto, seguindo os critérios:

-AUTORIA: Domínio da prática de leitura que permite explorar produtivamente, por meio de um projeto de texto, as condições de produção dadas (propósito, interlocução e gênero), conferindo autonomia ao texto.

-MODALIDADE/ COESÃO: Aspectos formais (elementos coesivos e adequação do conjunto lexical ao padrão normativo da língua e ao gênero solicitado) que garantem a unidade textual, resultando em uma fluidez da leitura que não é afetada por eventuais impropriedades.

Fonte: www.comvest.unicamp.br

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